Número de vítimas de vazamento de amônia no JBS pode chegar a 100
Bombeiros e Samu socorreram funcionários
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Bombeiros e Samu socorreram funcionários
Um força-tarefa foi montada na tarde desta quinta-feira (6) pelas autoridades de saúde em Campo Grande, em razão do vazamento de amônia ocorrido na unidade 2 do frigorífico JBS, na saída para Sidrolândia. Até o fechamento deste texto, 78 funcionários da empresa haviam sido atendidos com sintomas e 43 foram levados para unidades da rede pública, mas a conta das vítimas pode chegar a uma centena, de acordo com o coordenador de Urgências da Prefeitura, Yama Higa.
Segundo ele, logo que chegou a informação do acidente, e de que haviam mais de 400 pessoas trabalhando no local, foi acionado o chamado protocolo de múltiplas vítimas. Esse esquema definiu o envio de três equipes do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) ao frigorífico, para fazer a triagem das pessoas atingidas pelo agente químico, e organizou os locais para onde elas seriam enviadas.
Os bombeiros também mandaram 6 equipes, para que fosse feito o trabalho de transporte, com apoio de mais duas viaturas do Samu. No local, via-se funcionários com panos na boca e o cheiro era bastante forte.
Pelo protocolo definido, as vítimas menos graves iriram para postos de saúde municipais, as de gravidade médio para a área amarela do Hospital Regional e as mais graves para a Santa Casa de Campo Grande.
Higa informou que, até agora, foram 8 pessoas para o CRS(Centro Regional de Saúde) da Cophavila 2, 4 para o do Aero Rancho, 3 para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário, outras 3 pra UPA Leblon, e 7 para o HR.
Como a triagem continua, o coordenador acredita que o número de vítimas pode ser bem superior. Segundo, além disso, os sintomas provocados pelo gás inalados podem surgir bastante tempo depois. “A orientação que demos é que as pessoas procurem as unidades de saúde próximas de casa”, afirma.
Segundo ele, apenas casos graves devem ser encaminhados para hospitais, para não sobrecarregar as unidades sem necessidade.
A amônia, na forma usada pelo frigorífico, afeta o sistema respiratório quando inalada. A pessoa sente falta de ar, a garganta fica como se tivesse “trancada”. Por isso, é importante procurar um médico se os sintomas aparecerem, para evitar que o quadro se agravem.
O que a JBS disse?
A empresa informou, por meio de nota,que as atividades na unidade serão suspensas até que os bombeiros autorizem. Ainda de acordo com a JBS, o vazamento foi controlado e agora será investigado.
De acordo com a empresa, o problema foi “rapidamente controlado”. “Por precaução, a unidade foi imediatamente evacuada. Alguns colaboradores foram encaminhados aos postos de saúde locais e todos estão fora de risco”, prossegue a nota.
A empresa reduziu recententemente o abate de bois em suas unidades no Estado, em razão do envolvimento na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que colocou em xeque a qualidade da carne produzida no Brasil.
(Matéria editada às 10hs – 07/04 – para correção de informação)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.