Mais de mil hectares podem ter sido queimados

Novos focos de incêndio surgiram na plantação de eucaliptos na Fazenda Boi Preto, em . A área é a mesma que foi atingida pelas chamas na última quarta-feira (13). Segundo as informações da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o fogo pode ter consumido mais de mil hectares.

 De acordo com a Semagro, que está acompanhando equipes do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) que foram até o local, o fogo atingiu além da fazenda, áreas de florestas, pastagens, reserva legal e área de APP (Área de Preservação Permanente).Novos focos de incêndio surgem em fazenda consumida por chamas

Os prejuízos e danos ambientais ainda não foram calculados. Além do Corpo de Bombeiros e Imasul, equipes da Reflore (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) acompanham a situação.

Conforme a nota da secretaria, o fogo teve início por volta do meio-dia de quarta-feira. No final da tarde, A PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Água Clara foi acionada para orientar os motoristas que passam pela BR-262, sentido leste/oeste, um dos caminhos para São Paulo.

Segundo o presidente da Reflore, Moacir Reis, mais de 2 mil hectares foram destruídos no incêndio. A estimavia é que 500 hectares sejam de floresta enquanto os demais são de pasto e vegetação de reserva ambiental.

 

[Matéria editada às 15:01 horas para acréscimo de informações]