No mês de setembro, a AACC alerta para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Mês é conhecido como Setembro Dourado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mês é conhecido como Setembro Dourado

Em setembro, a CONIACC (Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer) realiza uma série de ações em parceria com instituições de diversas cidades para prevenir o câncer infantojuvenil. Pelas atividades, o mês é conhecido como Setembro Dourado, período que já é conhecido para alertar sobre os sintomas da doença.

Para a Mirian Comparin Correa, a AACC (Associação de Amigos de Crianças com Câncer) cumpre com seu papel na Capital. “O objetivo global da campanha é alertar para o diagnóstico precoce do câncer infantil, e nós fazemos isso através do programa “Fique de Olho, pode ser câncer infantojuvenil” que tem por objetivo capacitar profissionais da área de saúde, Atenção Básica e Médicos Pediatras, quanto aos principais sinais e sintomas da doença e suas especificidades”.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil.

Segundo o oncologista pediátrico e chefe do Cetohi (Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil), Marcelo dos Santos Souza, os números no Estado ainda ficam longe do esperado. Sem exames preventivos, um dos fatores que contribuem para o diagnóstico da doença na criança e no adolescente é a percepção dos sinais e sintomas.

A doença é fácil de ser confundida com outras doenças comuns à infância, por isso, o cuidado e a atenção deverão ser reforçados. O oncologista pediátrico ainda alerta para características como palidez progressiva, dor óssea nas articulações, inchaço que provocam dificuldades de andar, manchas roxas ou sangramentos em locais que não são de traumas – principalmente nos membros inferiores e superiores, febre prolongada sem foco que deixam as crianças em condições apáticas.

O Inca estima que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país por ano em 2017. Cerca de 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

 

Ação Infância e Vida

Além do Setembro Dourado, acontece também neste período a Ação Infância e Vida, que é uma parceria entre o Banco do Brasil e a CONIACC. A campanha, que está no terceiro ano, também visa divulgar informações sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e seu diagnóstico precoce.

Tem ainda como propósito arrecadar doações para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer em todas as regiões do Brasil.

As doações para a Ação Infância e Vida podem ser feitas por meio da troca de pontos Dotz, Ponto pra Você e Ponto pra sua Empresa – através da Livelo – e Smiles.

Podem também ser de qualquer valor, através da conta da CONIACC no BB –Agência: 2870-3 – Conta Corrente: 33.000-0.

A campanha começou em 15 de agosto e vai até 15 de outubro, mas será possível fazer doações após o período. Mais detalhes da ação Infância e Vida podem ser vistos aqui.

Conteúdos relacionados