MS está entre os cinco estados com maior área de regeneração da Mata Altântica
No total nove estados apresentaram áreas significativas de restauração
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No total nove estados apresentaram áreas significativas de restauração
Mato Grosso do Sul está entre os estados que tiveram maiores áreas de regeneração da Mata Atlântica. No total foram nove e MS ficou em quinto no ranking das maiores áreas regeneradas, com um total de 19.117 ha.
São 17 estados que possuem o bioma, e entre 1985 e 2015 foram 219.735 hectares, regenerados em nove estados, o equivalente a 2.197 quilômetros quadrados de remanescentes florestais da Mata Atlântica, segundo dados divulgados pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica monitora a distribuição espacial do bioma informou que o Paraná foi o estado de maior proporção de áreas regeneradas no período, com um total de 75.612 ha, em seguida vem Minas Gerais com 59.850 ha, depois Santa Catarina com 24.964 ha, São Paulo com 23.021 ha e Mato Grosso do Sul em quinto com 19.117 ha.
“O estudo analisa principalmente a regeneração sobre formações florestais que se apresentam em estágio inicial de vegetação nativa, ou áreas utilizadas anteriormente para pastagem e que hoje estão em estágio avançado de regeneração. Tal processo se deve tanto a causas naturais quanto induzidas, por meio do plantio de mudas de árvores nativas”, diz a SOS Mata Atlântica.
Nos últimos 30 anos, houve uma redução de 83% do desmatamento do bioma, com sete dos 17 estados onde há Mata Atlântica já apresentando nível de desmatamento zero, de acordo com a SOS Mata Atlântica. “Agora, o desafio é recuperar e restaurar as florestas nativas que perdemos. Embora o levantamento atual não assinale as causas da regeneração, ou seja, se ocorreu de forma natural ou através de iniciativas de restauração florestal, [o resultado] é um bom indicativo de que estamos no caminho certo”, disse a diretora-executiva, Marcia Hirota.
O pesquisador e coordenador técnico do estudo pelo INPE, Flávio Jorge Ponzoni, destacou que durante a avaliação de áreas replantadas pela Fundação SOS Mata Atlântica ao longo de anos, foram constatados outros locais onde está ocorrendo a regeneração. “Durante o monitoramento, constatou-se a existência de outras áreas ocupadas por comunidades de porte florestal em diversos estágios de regeneração, áreas essas que devem ser mapeadas e divulgadas em futuros estudos”.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.