Vale para processos de primeira e segunda instâncias 

Portaria do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) suspende prazos dos processos de primeira e segunda instâncias no período de 9 a 12 de maio. O travamento no decurso dos prazos se deve à indisponibilidade do sistema do Tribunal. A ação também pode ser vista como medida preventiva ao ciberataque registrado em 74 países, entre eles o Brasil, durante a tarde desta sexta-feira (12).

Conforme a assessoria de comunicação do TJ, a medida deve ser publicada no Diário da Justiça Eletrônico de segunda-feira (15). A normativa é assinada pelo desembargador Julizar Barbosa Trindade, Vice-Presidente no exercício da Presidência do TJ-MS e do Conselho Superior da Magistratura.

O SAJ (Sistema de Automação da Justiça) foi suspenso por volta das 16 horas.  Instabilidade no sistema leva TJ a suspender prazos processuais em MS

Pelo mesmo motivo, o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) decidiu desligar o sistema de internet de todos os setores do órgão. A rede foi desligada, porém o trabalho interno seguiu normalmente. A expectativa é de que na segunda-feira (15) o sistema esteja normalizado.

A Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) emitiu alerta de segurança no portal do servidor e webmail. Ofício circular e e-mail foi enviado para todas as contas da Prefeitura de Campo Grande recomendando a todos os usuários que não                        abram e-mails suspeitos ou de origem desconhecida, não façam downloads de arquivos em sites não confiáveis, ou acessem qualquer outro link que desconheça a                    origem.

Todos os gestores foram avisados e a equipe de técnicos está em alerta.

(matéria editada para correção de informação às 9h30)