Pular para o conteúdo
Cotidiano

Independência ou não? Pequenina, Paraíso das Águas é disputada na Justiça

Julgamento da ação será na próxima semana
Arquivo -

Julgamento da ação será na próxima semana

fica a 277 quilômetros de Campo Grande e possui pouco mais de 5 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em Campo Grande, a capital do Estado, ainda tem gente que não sabe da emancipação do município há 13 anos. Encontrar um carro com placa de ‘Paraíso’, é uma tarefa ainda mais difícil. Mas, engana-se quem pensa que a pequena cidade não tem importância. Para os mais descrentes, fiquem sabendo que há uma disputa na Justiça pelos 5.032,469 km² de território. 

Na próxima quarta-feira (8), a cidade volta ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, para o  julgamento da ação ordinária em que o município de Chapadão do Sul – o vizinho – pede a anulação do ato que criou o município de Paraíso das Águas. O processo será julgado pelo Órgão Especial, tendo como relator o Desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva.

Conforme o TJ MS, também são partes nesta ação o Estado de Mato Grosso do Sul e a Assembleia Legislativa do Estado. Os dois Poderes defendem a manutenção do ato administrativo que criou o Município de Paraíso das Águas.

Pequenina, a cidade fica no nordeste do Estado e era um distrito de . Quando foi criado, abrangeu partes dos municípios de Água Clara, Costa Rica e Chapadão do Sul. A cidade foi emancipada pelo Governo do Estado em 2003, após plebiscito aprovado por 96,34% dos eleitores das três cidades. Porém, a criação mesmo, data de 1° de janeiro de 2013. O imbróglio acontece por conta de questões econômicas 

O decreto de emancipação foi questionado judicialmente pela prefeitura de Água Clara, que alegava prejuízo na economia por conta da perda de território. O impasse durou até dezembro de 2009, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou válido o decreto estadual que dava autonomia a Paraíso.

As eleições chegaram a ser marcadas para março de 2010, mas foram suspensas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão determinou que a escolha do prefeito e dos vereadores fosse realizada nas eleições municipais de 2012. 

A ação a ser julgada na próxima semana foi proposta pelo município de Chapadão do Sul que sustenta, em síntese, que que criou Paraíso é inconstitucional, uma vez que a votação para a criação do Município de Paraíso das Águas não teria alcançado o quorum mínimo de eleitores previsto em resolução expedida pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitora de Mato Grosso do Sul) de modo que a consulta plebiscitária não poderia ter sido homologada.

O MPE (Ministério Público Estadual) se manifestou na ação, durante o ano de 2016, afirmando que “toda a questão constitucional suscitada nos presentes autos já foi exaustivamente debatida pelo Supremo Tribunal Federal, guardião e primordial intérprete da Constituição, que sedimentou seu posicionamento, não cabendo mais uma vez se revisitar as teses levantadas na exordial.Ademais, é fato que o tempo já consolidou a situação jurídica do Município, que após quase de 13 (treze) anos de sua criação já se encontra estruturado e em pleno funcionamento”, pontuou o procurador-geral do Estado, Paulo Cesar Passos.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Juiz Alexandre Branco Pucci é promovido ao cargo de desembargador pelo TJMS

Irã acusa EUA de contradição e violação de direitos humanos com novas sanções energéticas

Com investimento de R$ 2 bilhões em rodovias de MS, Rota Bioceânica deve operar em 2027, anuncia Riedel

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 74 municípios de Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Sem resposta da PGR, Zanin mantém desembargadores do TJMS e conselheiro do TCE afastados

Propina de R$ 67 milhões: Ação penal contra Reinaldo aguarda decisão de juiz sobre denúncia

Onça teria voltado ao local de ataque e mexido onde estava corpo do caseiro: ‘Atrás da caça’

adriane guardaa prédio

Adriane anuncia curso para remanescentes da GCM e entrega do prédio na Antiga Rodoviária

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Morador entra em vala para denunciar buraco no Jardim das Macaúbas

O buraco tem causado transtornos aos condutores de veículos e pedestres

Cotidiano

Gato foge de clínica veterinária no Universitário e dona faz apelo para encontrar o pet

Gato fugiu da clínica no dia de sua alta, 15 de abril, durante o atendimento

Mundo

Velório do Papa pode ser estendido devido ao grande número de visitantes

Fiéis enfrentam filas de cerca de 4 horas para ver Papa Francisco pela última vez

Polícia

Justiça decreta prisão preventiva de suspeito de matar Ezequiel após ‘sumiço’ de cocaína 

Jovem passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (23) após ser preso pelo Garras, em conjunto com a Força Tática do 10º BPM