Faça o teste: recurso do Google permite encontrar mapa de terras indígenas de MS

São dados oficiais da Funai

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

São dados oficiais da Funai

Um recurso do Google Maps e do Google Earth permite localizar nos mapas os territórios indígenas brasileiros, incluindo os que estão em território sul-mato-grossense. Ao abrir o Google Maps ou Google Earth, basta digitar na busca o nome da etnia ou o nome do território. Por exemplo, basta escrever Guarani-Kawaia para verificar onde a etnia está presente. Buscando o nome da terra indígenas, também é possível encontrar a localização, como: Sete Cerros (Paranhos)

Faça o teste: recurso do Google permite encontrar mapa de terras indígenas de MS

A demanda pela indicação das áreas indígenas nos mapas era antiga. Em fóruns de usuários do Google Maps várias pessoas pediam a inclusão das terras indígenas nos mapas.

De acordo com sites especializados em tecnologia, a atualização dos mapas, segundo o Google, é uma forma de dar maior visibilidade à população indígena e à demarcação oficial dos limites territoriais. 

Amazônia

Em evento nesta semana, o Google apresentou a plataforma Eu sou Amazônia com mapas interativos e mostrou recursos que mostram histórias com dados sobre as tradições e cultura da região amazônica no Brasil.  A ferramenta permite monitorar áreas desmatadas e conhecer melhor as 580 terras indígenas demarcadas no Brasil

De acordo com reportagem do El País, a ideia da plataforma surgiu em 2007, quando o cacique Almir Suruí, da tribo Suruí, abriu o Google Earth se questionou por que não havia informações sobre a Amazônia. No ano seguinte, ele foi até o Vale do Silício, na Califórnia, e bateu à porta do Google propondo uma parceria para combater o desmatamento e mapear o estoque de carbono em suas terras. 

Desde então, a companhia foi desenvolvendo a tecnologia necessária para mapear todas as áreas indígenas da Amazônia. 

Conteúdos relacionados