Evento discute questões trabalhistas dos indígenas de Mato Grosso do Sul
Encontro acontece nos dias 10 e 11 de novembro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Encontro acontece nos dias 10 e 11 de novembro
O primeiro Encontro dos/as Trabalhadores/as Indígenas de MS, que vai acontecer nos dias 10 e 11 de novembro na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em Campo Grande, vai debater diversas questões que envolvem os índios em relação ao trabalho. O evento conta com a realização do Coletivo de Trabalhadores/as Indígenas de MS, com parceria do MPT (Ministério Público do Trabalho).
Os temas que serão abordados incluem a Importância do trabalhador indígena no mercado de trabalho; Organização dos trabalhadores/as indígenas; Inserção dos indígenas no Mundo do Trabalho; Problemáticas e desafios; a reforma trabalhista, entre outros assuntos inerentes a questão.
As principais aldeias e comunidades indígenas estão sendo visitadas e informadas sobre o encontro. “Pela receptividade e a confiança conquistada junto às lideranças de todas as etnias, acreditamos num encontro histórico em nosso Estado”, afirma o coordenador do Coletivo Indígena, José Carlos Pacheco.
Sobre o Coletivo
Criado em 2011, o Coletivo dos Trabalhadores e Trabalhadoras Indígenas do MS tem como principal objetivo o debate da organização dos trabalhadores indígenas. “Queremos contribuir para que os diferentes segmentos de nosso contingente se conscientizem e se unam para que os anseios de todos se tornem realidade”, observa o coordenador do Coletivo.
José Carlos informa que o Estado possui a segunda maior população indígena do Brasil, com cerca de 80 mil índios, oriundos das etnias terena, kaiowá guarani, atikum, kadiwéu, guató, kinikinawa, ofaié e outros, sendo que a maior concentração do contingente está nas nas cidades de Miranda, Aquidauana, Anastácio, Dourados, Amambaí, Caarapó, Coronel Sapucaia, Paranhos e Campo Grande.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Segunda parcela do décimo terceiro deve ser depositada até sexta-feira
Conforme a legislação, o prazo para pagamento da primeira parcela terminou em 29 de novembro
Camila Jara apresenta proposta para taxar milionários e isentar IR até R$ 5 mil
A proposta faz parte do pacote de projetos do Gabinete Compartilhado, composto de 6 congressistas
Defesa pede liberdade de jovem preso com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Roberto Figueiredo foi encontrado morto pela irmã na manhã de sexta-feira (13); adolescente confessou o crime e foi apreendido
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.