Escola da Reme lança rádio e realiza exposição sobre meio ambiente
Abordou o Parque Estadual do Prosa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Abordou o Parque Estadual do Prosa
O meio ambiente foi o foco da exposição organizada nesta terça-feira (14) pelos alunos da Escola Municipal “João Evangelista Vieira de Almeida”, localizada no Bairro Santo Amaro. A ideia foi mostrar aos visitantes, os principais projetos desenvolvidos ao longo do ano na unidade com a temática ambiental.
Um dos principais trabalhos apresentados foi o que abordou o Parque Estadual do Prosa. O projeto, desenvolvido de forma multidisciplinar, levou grupos de alunos ao local para compreender o que é uma unidade de proteção integral, que são áreas que têm o objetivo de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, ou seja, não é permitido o consumo, coleta ou dano a esses recursos. Nessas áreas é permitido apenas recreação em contato com a natureza, turismo ecológico, pesquisa científica, educação e interpretação ambiental.
Para mostrar o conteúdo aprendido, os alunos desenvolveram em uma sala de aula, uma trilha tendo como base o Parque Estadual do Prosa. Foram criadas seis paradas, onde foi destacado, por exemplo, o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), além dos tipos de vegetação encontrada no local. As 11 microbacias existentes no município também foram retratadas na mostra.
A professora de Geografia, Marisa Torres e Silva, que ajudou a organizar a exposição, contou que, por reunir todas as disciplinas, os alunos trabalharam os temas ambientais também através de redações.
A exposição ainda abordou a questão dos cuidados e proteção com animais domésticos. Também houve eleição para escolher o aluno que irá representar a escola na Conferência Infanto juvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada na Capital, em dezembro.
Rádio
Além da exposição sobre meio ambiente, a escola lançou o projeto “Jeva News”, que consiste na criação de uma rádio dentro do ambiente escolar da unidade. O projeto está inserido dentro do macro projeto “Diálogos em Educomunicação – Rádio na Escola”, orientado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional – NUTEC e coordenado pela Superintendência de Políticas Educacionais – SUPED.
A proposta do projeto é inserir e interagir as mídias no currículo e ambiente escolar formando espaços renovados de práticas diversificadas.
A idéia do projeto “Jeva News”, que é uma junção das iniciais do nome da escola, é oportunizar um canal de comunicação entre os alunos e a comunidade escolar, buscando valorizar a cultura regional, através da música, dança, cinema, artes plásticas e visuais, teatro, literatura entre outros. Por isso, a rádio irá reservar 30% de sua programação para a divulgação da cultura regional.
A professora Rosângela Leite Verardi, responsável pela implantação do projeto da Rádio na unidade, comenta que a proposta é evidenciar os estudantes. “A intenção é fazer com que os alunos sejam protagonistas e estejam à frente desse projeto. Queremos ampliar as oportunidades dos alunos. Eles irão buscar notícias e trabalhar em equipe. Isso ajuda na aprendizagem porque eles farão pesquisas sobre o conteúdo”, explicou.
Pesquisas
A professora disse ainda que muitos professores se aliaram em prol do projeto, incentivando os alunos a pesquisarem sobre o assunto a ser noticiado na rádio. Os recursos utilizados para o projeto são aparelhagens da própria escola como caixas de som, microfone e sala para planejamento.
Neste inicio do projeto, quatro alunos farão parte da rádio, no entanto, a ideia é mobilizar alunos da pré-escola ao 9º ano. Os programas serão criados pelos próprios alunos sob a orientação dos professores responsáveis. Dentro das funções a serem exercidas pelos alunos estão reportagens, edição e locução. Para ampliar o conhecimento, os alunos irão visitar rádios, cursos de comunicação de universidades e receberão profissionais da área na escola.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.