Estratégia é administrar tempo e ignorar textos, dizem professores

Passada a primeira etapa da prova do (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (5), os candidatos se preparam agora para o segundo dia de provas, agendado para este próximo domingo (12).

Em conversa com UOL, professores do cursinho Objetivo avaliaram o primeiro dia das provas e fizeram previsões do que esperar nos próximos exames. Nesta segunda etapa, as questões serão sobre matemática e ciências da natureza.

Na matemática, os professores esperam que apareçam questões sobre probabilidade e análise combinatória, cálculos de áreas e volumes, porcentagens e grandezas proporcionais. Serão 45 perguntas na área.

Ainda haverão mais 45 questões de biologia, física e química. O professor José Carlos Garcia diz que a chave para a resolução dos problemas é a administração do tempo, já que é uma prova extensa.Enem 2017: Confira dicas de professores sobre o segundo dia de provas

Tempo

“É uma prova muito cansativa, então o ideal é tentar na hora identificar as questões um pouco mais simples ou mais fáceis, independentemente da matéria”, diz Garcia.

Em seguida, a dica é seguir buscando por questões de dificuldade média e deixando as mais difíceis por último. “Usar muito  tempo em questões difíceis no começo da prova aumenta a tensão”, ressalta o professor.

Textos

Outra dica para a administração do tempo dada por dois professores diz respeito aos textos que introduzem as questões matemáticas: “é melhor não lê-los, a princípio”, dizem os professores.

Isso porque muitos dos textos que vêm antes das questões não afetam no resultado da pergunta. Logo após o texto, sempre há uma pequena questão matemática, que nem sempre tem relação direta com a publicação apresentada.

Se não for possível resolver a questão só com o pequeno enunciado, então volte ao texto introdutório e veja se assim a pergunta faz mais sentido.

Confira o gabarito das provas do primeiro dia clicando aqui.