Em 2 dias, católicos reúnem 5 mil assinaturas para MS ter padroeira oficial

Comemorações não vão incluir feriado 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Comemorações não vão incluir feriado 

Em dois dias, católicos de Campo Grande reuniram cinco mil assinaturas para que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro seja a padroeira oficial de Mato Grosso do Sul.

Além do abaixo-assinado, feito pela comunidade católica, o assunto já está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado, sob forma de Projeto de Lei apresentado por seis deputados. As comemorações devem ser realizadas anualmente no dia 27 de junho, mas não haverá feriado estadual neste dia.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, prestará anualmente no dia que é festejado o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as honras de Estado à padroeira, sendo que este dia não será considerado feriado estadual”, diz o parágrafo único do projeto de Lei, que foi apresentado na Casa de Leis, no último dia 14.

O Projeto de Lei é do deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB), com co-autoria dos deputados Antonieta Amorim (PMDB); Cabo Almi (PT); Coronel David (PSC); Eduardo Rocha (PMDB); Junior Mochi (PMDB); Paulo Corrêa (PR) e Renato Câmara (PMDB).

Ao apresentar o projeto, o deputado Paulo Siufi explicou que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é bastante conhecida e venerada em Mato Grosso do Sul. “A motivação veio das tradicionais novenas que acontecem todas as quartas-feiras na Paróquia, e das quais eu participo todas as semanas, e da devoção que a população tem por ela”.

Em 2 dias, católicos reúnem 5 mil assinaturas para MS ter padroeira oficial

Na próxima quarta e quinta-feira o abaixo-assinado voltará a circular entre os fiéis. O documento ficará disponível no Santuário, localizado na Avenida Afonso Pena, 377, no Centro de Campo Grande, na quarta-feira durante todo o dia e na quinta nos horários de missa, às 9h, 15h e 19h. 

Os autores da proposta também planejam disponibilizar o abaixo-assinado online, para que internautas possam ter acesso ao documento pela internet.

No Estado, sete cidades têm a santa como padroeira. Em Campo Grande, o Santuário, reúne cerca de 35 mil de devotos todas as quartas para o maior novenário do mundo. São 18 horários de novena, das 6h até às 23h.

Em Campo Grande, a Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro foi fundada em 1939, pelo então Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, no Bairro Amambaí.

A inauguração da Igreja aconteceu em 3 de agosto de 1941 e, em 10 de janeiro de 1999, o então Arcebispo de Campo Grande, Dom Vitorio Pavanello, publicou o decreto que elevou a Igreja à Santuário Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, motivado pelas tradicionais novenas que acontecem todas as quartas-feiras e reúnem milhares de pessoas.

Conteúdos relacionados