Registros foram feitos por satélites

Com 4.018 focos de incêndios florestais registrados ao longo de 2016, Corumbá, distante 444 quilômetros de Campo Grande, é o município com maior número de queimadas do país.

A informação foi divulgada pela CPTEC (Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), setor vinculado ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Segundo o levantamento, Mato Grosso do Sul registrou 6.909 focos de queimadas no ano passado.

O ranking nacional mostra Porto Velho (RO) em segundo lugar com 3.594 registros. Já no Estado, ocupa o segundo lugar Porto Murtinho que contabilizou 1.130 focos de incêndios florestais. Em terceiro lugar aparece Aquidauana com 319 registros. 

Conforme informações do site Diário Corumbaense, oito satélites foram utilizados para fazer o monitoramento, entre eles, dois geoestacionários , que mantêm velocidade de órbita em relação à Terra que os permite ficar acima de um ponto continuamente. Os outros seis são satélites orbitais, que ficam mais próximos do planeta.

De 1º de janeiro até a última terça-feira (3), já foram, seis focos que queimadas em Corumbá. Considerando apenas esse período, Dourados passa a liderar a lista com sete registros.