Os animais estão infestados de carrapatos.

O diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de (IMAM) Fábio Luís, anunciou que o órgão está fazendo um estudo para traçar um plano de manejo e monitoramento da população de que há cerca de décadas vive no lago do Parque Arnulpho Fiorarante localizado em frente ao shopping Center da cidade.

Na semana passada o Midiamax publicou uma denúncia de que as capivaras estariam sendo abatidas por caçadores que supostamente queriam fazer linguiça da carne delas.  O diretor do IMAM afirmou que ao contrário do que muita gente pensa o número de capivaras não passa de cem.

 Como o IMAM é o responsável pela administração do Parque, Fábio Luís afirmou que é necessário cuidar os animais para que eles continuem vivendo no entorno do lago. Entre as ações do IMAM no cuidado com as capivaras está o tratamento dos animais para acabar com a infestação de carrapatos.

Para resolver o problema com os parasitas, dentro do plano de manejo, a intenção do IMAM é passar a dar diariamente vermífugos para as capivaras e a única forma é dar ração com o antiparasitário. “Com isso pretendemos acabar com os carrapatos e dar mais saúde para os animais e mais segurança para os usuários do parque”, disse o dirigente do IMAM.

Outra iniciativa do IMAM para transformar o parque que está abandonado há vários anos é a realização das obras de revitalização. O primeiro passo, segundo ele, será tomado na próxima semana, quando será lançando o edital público para receber projetos de arquitetos para a revitalização e reforma do parque.