Após 3h de cirurgia, órgãos de jovem atropelado são transportados para SP
Coração foi retirado às 10h50
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Coração foi retirado às 10h50
Os órgãos do jovem Lucas Henrique Souza Mateus já estão a caminho de São Paulo. A cirurgia teve início às 8h40 desta terça-feira (28). Às 10h50 o coração já teria sido retirado, e o procedimento para retirada dos demais órgãos terminou pouco antes das 12h. Antes das 13h os jatos disponibilizados para traslado já teriam saído da Capital.
Segundo informações, o coração, fígado e um dos rins estão sendo enviados para São Paulo. As córneas ficaram no banco da Santa Casa, e o segundo rim será transplantado em uma mulher que mora em Campo Grande.
De acordo com o cirurgião do Incor-SP, Rodrigo Honorato equipes da PM (Policia Militar) estão mobilizadas para ajudar no traslado dos órgãos na capital paulista. “A PM de São Paulo está toda organizada para organizar o trânsito. Só do aeroporto ao hospital geralmente gasta-se uma hora e não temos esse tempo. O coração deve ser implantado em no máximo quatro horas”.
“Para esse serviço estão envolvidas de 50 a 60 pessoas de MS, SP e Brasília. Todos trabalhando desde as 23 horas de ontem”, ressaltou.
Ainda segundo o médico, o paciente que receberá o coração tem 50 anos. Ele seria prioridade pelo risco de morte. “O receptor é um homem de 50 anos que foi colocado em prioridade porque corre risco iminente de morrer. Ele faz tratamento com medicamentos e sobrevive por isso”, explicou
Para o médico o procedimento não seria possível se a família não tivesse o entendimento da importância do ato. “Se a família não tivesse esse gesto de bondade e amor ao próximo, mesmo nesse momento de dor, nada disso seria possível”, disse.
O cirutgião ressaltou ainda que se existissem condições melhores para procedimentos de transplantes cerca de 50% as pessoas que morrem esperando por doação de órgãos seriam salvas. “Essa mobilização toda tem um custo alto. Se fosse as condições fossem melhores mais órgãos poderiam ser doados”, concluiu.
O caso
Lucas teve a morte cerebral atestada nesta segunda-feira (27), na Santa Casa de Campo Grande. Ele estava internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva), com hemorragia cerebral, fratura no tórax e no fêmur.
O atropelamento aconteceu na madrugada de sábado (24), quando o estudante de medicina voltava de uma festa de encerramento do curso. O impacto jogou Lucas para cima do parabrisa do carro do universitário.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bêbado, motorista é preso após bater em semáforo em frente ao Batalhão de Trânsito em Campo Grande
Frente do veículo ficou destruída após a batida no início da manhã deste domingo (15)
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.