VÍDEO: suposta formação de tornado causa alvoroço em MS pelas redes sociais

Teve até quem apelou para proteção divina 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Teve até quem apelou para proteção divina 

Rumores sobre a suposta formação de um tornado causou alvoroço e rendeu especulações na tarde desta terça-feira (6) entre os moradores do distrito de Vila Marques, em Aral Moreira, distante 402 quilômetros de Campo Grande. Em uma imagem publicada nas redes sociais é possível ver a formação de ar e poeira em forma de um funil.

No Facebook a foto causou temor e dúvidas entre os internautas.“A natureza às vezes assusta”, escreveu uma mulher. Houve também aqueles que com medo, resolveram apelar para a proteção divina. “Senhor Jesus, tenha misericórdia”, comentou um morador. “Que medo! Só Deus para nos proteger”, completou outro.

De acordo com Wagner Cavalcante, de 19 anos, morador que filmou o fenômeno, a ocorrência aconteceu por volta das 16 horas em uma área rural do distrito. “Eu estava indo olhar a lavoura por causa do tempo e começou aquilo. Foi muito feio, ventava muito, coisa rara de acontecer. Só consegui filmar porque estava longe”, conta.

Conforme o meteorologista Natálio Abrahão, a ocorrência pode mesmo ser um tornado ou uma nuvem funil. Ambas ocorrências têm forma de funil, ultrapassam a velocidade de 50 quilômetros por hora e têm incidência de raios, rajadas de vento e chuvas na circunferência onde ocorrem, porém, a diferença é que para ser classificado como tornado, é preciso que a base atinja o chão.

“Essas ocorrências se dão em regiões com altas temperaturas e umidade variada, acontecem durante no máximo três minutos e não voltam a se repetir no mesmo lugar. Os moradores podem ficar tranquilos que não há perigo”, explica o meteorologista.

Natálio afirma que a força dos ventos que ocorrem nos fenômenos podem destelhar casas e derrubar árvores, porém, somente dentro do raio de 100 a 800 metros do centro do funil.

Veja o vídeo.

 

 

Conteúdos relacionados

prefeitura
céu