Aproximadamente 21 mil pessoas estão aptas a votar

O comando da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está sendo disputado por dois candidatos à reitoria, que se enfrentarão em eleição, no próximo dia 4 de agosto. O vencedor vai gerir uma receita de R$ 593.027.134, de acordo com o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). A UFMS possui o quarto maior orçamento do Estado, perdendo somente para o governo do Estado, a Prefeitura de Campo Grande e o município de Dourados. 

Os candidatos são os professores Marco Aurélio Stefanes (Movimento por uma UFMS Diferente e Eficiente – MUDE) e Marcelo Turine (Juntos Somos UFMS), ambos ligados à Facom (Faculdade de Computação). Em comum, as chapas também tem candidatas à vice-reitora: Alexandra Ayach Anache pela primeira e Camila Ítavo, pela segunda.

Aproximadamente 21 mil pessoas da comunidade acadêmica estão aptas a votar. De acordo com publicação do colégio eleitora, estão aptos a votar 16.817 estudantes de graduação, 2.002 servidores técnicos administrativos e 1.509 docentes. Os votos têm pesos diferentes. O voto dos docentes tem peso de 70%, enquanto a comunidade acadêmica e servidores possuem peso de 15%, ambos. 

Nos dois pleitos vencidos por pela atual reitora, Célia Oliveira, a eleição foi ganha por conta do peso do votos dos professores que estão em menor número do que acadêmicos e servidores. No primeiro, em 2008, a revolta dos estudantes causou a ocupação da reitoria.