Pular para o conteúdo
Cotidiano

TST decide que sábado não contará como descanso remunerado para bancários

A decisão foi sobre o divisor de cálculo das horas extras
Arquivo -

A decisão foi sobre o divisor de cálculo das horas extras

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu, após uma sessão de 12h, que o sábado, para os bancários que trabalham em bancos privados, não contará como folga remunerada. A decisão se deu sobre o divisor de cálculo das horas extras, incluindo quem trabalha em jornada de 8h. Agora, o divisor será de 180 para 220. A decisão, segundo o portal Justificando, seguiu decisão do relator, ministro Cláudio Brandão.

Em 2012, a redação da Súmula 124 do TST foi alterada para estabelecer que a base seria diferente se houvesse ajuste individual expresso ou coletivo no sentido de considerar o sábado como dia de descanso remunerado. Na prática, conforme explica o Justificando, o ponto que altera o cálculo do divisor é se o sábado deve ser considerado ou não um dia de descanso remunerado. Para os bancos estatais como a Caixa Econômica Federal e o Banco do , é expresso por regulamento que o sábado é dia de descando. Já nos bancos privados, os acordos não eram explícitos.

“O caso, de extrema complexidade técnica, afeta bancários de todo país. Conforme o artigo 224 da CLT, a duração normal do trabalho dos bancários é de seis horas contínuas nos dias úteis, ‘com exceção dos sábados’, num total de 30 horas de trabalho por semana. Até 2012, o Tribunal previa que o divisor a ser aplicado no cálculo das horas extras dos bancários seria de 180 para a jornada de seis horas e de 220 para a de oito horas”, afirma o portal.

A Fenanban (Federação nacional dos bancos) corrobora com a nova jurisprudência do TST, de acordo com o Justificando. O portal explica que as normas coletivas da Federação declaram que quando houver prestação de horas extras durante toda a semana anterior, serão pagos também o valor correspondente ao dia de descanso, ‘inclusive sábados e feriados’.

Em 2012, o TST alterou a súmula 124 que faz menção ao divisor a ser aplicado aos bancários acerca do cálculo de horas extras. Os bancos defendem os mais altos e a classe trabalhadora os mais baixos. Isso vem sendo discutido judicialmente. O tribunal começou a julgar nesse sentido”, explicou Renata Cabral, advogada trabalhista que esteve na sessão.

Ela explica que em 2015 foi realizada uma audiência pública sobre o tema com todas as entidades de defesa dos trabalhadores, que defenderam aos ministros alguns pontos acordados com os bancos. “Nós perdemos, ficou-se o entendimento de que o acordo coletivo não coloca o sábado na posição de repouso remunerado e, por tanto, os divisores a serem utilizados são o 180 e o 220”, afirma.

Para a advogada, a decisão da Subseção ‘deveria ter sido levada para que fosse referendada ou não pelos demais ministros do Tribunal’. “Foi mais uma sessão que reduz direito dos empregados. Na minha opinião é uma decisão que vai contra a forma que foi tomada, tinha que ir ao pleno. Tanto é que os próprios ministros admitem que a súmula acaba sendo contrariada”, declara.

Terá que ser aplicada em todas as decisões de acordo com a modulação a todas as circustiancias, vara, TRT, e ela sobreviveria com uma súmula que ela própria contraria. Em termos de mérito, é equivocada. A convenção diz sim que o sábado tem que ser remunerado”, explica ela.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Analistas Receita Federal

Analistas-Tributários da Receita Federal ampliam mobilização e cobram proposta do governo

mega-sena

Fez sua aposta? Mega-Sena sorteia R$ 60 milhões nesta quinta-feira

Contrato com empresa de software em Dourados já soma quase R$ 14 milhões após novo aditivo

Marido muda versão e diz que caiu no rio com Thácia, mas conseguiu se salvar

Notícias mais lidas agora

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Simone foi executada a tiros em casa pelo filho do amante em MS

BR-163 em MS tem 11 trechos interditados nesta quinta-feira; confira

Últimas Notícias

Cotidiano

Varejo em MS cresce acima da média nacional no mês de março

Em março de 2025, o volume de vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul cresceu 0,9%. Esse índice superou a média nacional, que foi de 0,8%

Brasil

Prefeitura de SP diz ter mapeado 32 ruas com usuários de drogas no centro

Prefeito de São Paulo afirmou que conseguiu avançar em relação a cracolândia, mas que ainda falta muito a se feito

Famosos

Ana Castela não aparece em fórum para audiência e revolta ex-empresário: ‘ouvi muita mentira’

Ex-empresário acusa a atual equipe de Ana Castela de ter arquitetado um golpe milionário contra ele

Política

Moção a Nikolas Ferreira na Câmara de Campo Grande gera embate entre vereadores do PT e PL

Jean Ferreira (PT) criticou o que considerou a romantização da letalidade policial e se posicionando contra a homenagem a Nikolas Ferreira.