Trabalhadores da educação pública cruzam os braços nesta sexta
Mobilização é nacional e diversos segmentos devem participar
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mobilização é nacional e diversos segmentos devem participar
Trabalhadores da educação pública de Mato Grosso do Sul vão paralisar as atividades nesta sexta-feira (10). A paralisação, que vai acontecer na Praça do Rádio, às 9 horas, é um protesto nacional e será feita para evitar perdas direitos, que segundo a categoria, estão ameaçadas, como o fim da hora-atividade, por exemplo.
A convocação dos trabalhadores está sendo feita pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). “Além de parar, também, convocamos todos para estarem na rua, em defesa dos direitos da categoria, vamos fazer uma grande mobilização em Campo Grande”, diz a nota da federação.
Os protestos em Campo Grande são pela defesa da democracia; contra o fim do piso salarial e da hora-atividade; contra a reforma da previdência e o fim da aposentadoria especial dos professores; contra a privatização das escolas públicas, através das Organizações Sociais e da militarização; contra a retirada da obrigatoriedade dos recursos da Educação Pública (18% da União e 25% dos Estados e Municípios) da Constituição Federal.
Os educadores também protestam contra a alteração do regime de partilha na exploração do Pré-sal que destinaria recursos para a educação e saúde e contra a entrega das riquezas naturais, como o petróleo, para o capital estrangeiro.
A Lei da Mordaça que está sendo debatida em todo o território nacional e foi votada na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande com o intuito de proibir e mandar para a cadeia os professores que debaterem em sala de aula questões de religião, sexualidade (conscientização, igualdade de gênero, violência contra a mulher, homofobia e etc…) e política é outra tema da pauta.
A mobilização é nacional e diversos segmentos devem participar. Em Mato Grosso do Sul, cerca de 450 trabalhadores em educação, sendo, delegados dos 73 sindicatos filiados à Federação, aprovaram a mobilização, em Assembleia Geral da categoria, na última quarta-feira (1).
Notícias mais lidas agora
- Duas pessoas são presas por deixar travesti com 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- VÍDEO: Mulher cai de terceiro andar do Condomínio “Carandiru” em Campo Grande
- Missionária sul-mato-grossense morre de malária em Angola
- Fugindo de aluguel, 75 famílias invadem terreno baldio no Paulo Coelho Machado
Últimas Notícias
MPMS manda prefeito de Ivinhema rescindir contrato com escritório de advocacia por falta de licitação
Promotor não concordou com justificativa da prefeitura para fazer a contratação direta
Com alta dos casos de dengue, MS vai receber 41,7 mil testes rápidos do Ministério
A ação inédita acontece em período de alta de casos da doença, que cresce em época de verão
Dois são presos transportando maconha em rodovias federais de Mato Grosso do Sul
Veículos eram roubados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Influencer de MS vai para posse do Trump, ganha bolo da ‘casa branca’ e conversa com Bolsonaro por telefone
Cerimônia ocorre a partir das 14h, desta segunda (20), na parte interna do Capitólio, devido a previsão de frio extremo de -6°C
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.