Associação nacional recomendou fechamento das portas

              

A Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) divulgou uma nota aconselhando que os centros de compras não abram no próximo domingo (17), quando será realizada a votação do processo de da presidente Dilma Rousseff no plenário da Câmara. A finalidade é protestar por causa do fraco desempenho da economia nos últimos meses. Todos os shoppings da Capital ( Shopping , Bosque dos Ipês e Norte Sul Plaza),entretanto, vão funcionar normalmente no domingo.

Das 30 inaugurações de shoppings previstas para este ano, 13 já foram canceladas. Segundo as informações do site da UOL, o presidente da Abrasce acredita que até 15% do total de postos de trabalho no setor, hoje cerca de 3 milhões, possam ser fechados nos próximos 12 meses –ou seja, serão 450 mil empregos a menos.

Terremoto econômico

As vendas do comércio varejista diminuíram no início deste ano em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, o volume de vendas caiu 7,1% , segundo dados divulgados mês passado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com o resultado, o Estado ocupou a 4ª posição no ranking nacional, atrás apenas de Roraima, Tocantins e Minas Gerais. Os sul-mato-grossenses frearam as compras e com isso, o volume de vendas no varejo caiu 0,8% em relação a dezembro. Nos últimos 12 meses as vendas diminuíram 2,4%. Tal fator resultou no fechamento de diversas empresas comercias na cidade. Em Mato Grosso do Sul, 649 empresas fecharam, resultado 6,4% maior que o verificado no ano anterior.