Mais de 2 mil militares visitam 25 bairros de

Mais de dois mil militares do Exército, Marinha e da Força Aérea Brasileira, além de, funcionários da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) participam neste sábado (13), do dia “D” de mobilização nacional de combate ao mosquito que será realizada das 8 às 16 horas em Campo Grande. A ação ocorre em 25 bairros da Capital e também em pontos específicos da região central.

O dia “D” de combate à é uma mobilização nacional determinada pelo Ministério da Defesa e será realizada em 356 municípios do país por conta da ocorrência elevada de casos de microcefalia relacionados ao zika vírus.

Ministros, secretários executivos, presidentes de empresas públicas, autarquias e fundações federais devem participar das atividades por determinação da presidente Dilma Rousseff (PT). Na Capital a ação será acompanhada pelo ministro do Esporte, George Hilton. Ao longo do dia três relatórios serão enviados para Brasília, às 10, 14 e 17 horas.

Os detalhes da ação foram combinados durante reunião nessa quinta-feira (11) no CMO (Comando Militar do Oeste) sob comando do general Paulo Humberto César de Oliveira. As missões serão distribuídas pelo tenente-coronel do Centro de Operações Juliano.

Conforme as informações, os militares, que participam de ações de combate ao mosquito na Capital desde dezembro de 2015, visitarão residências e comércios para prestar esclarecimentos em relação aos procedimentos para eliminar o foco do Aedes aegypti e distribuição do folheto explicativo. As equipes serão divididas com 10 militares e dois agentes de saúde. Os militares e agentes devem visitar 25 bairros das sete regiões da Capital conforme a abaixo.

Anhanduizinho – Alves Pereira, Aero Rancho, Centenário, Centro Oeste, Guanandy e Jaci.

Lagoa – Batistão, Conjunto União, Leblom, São Conrado e Tijuca.

Prosa – Estrela Dalva, Noroeste, Novos Estados e Vila Margarida.

Imbirussu – Jardim Panamá, Santo Antônio e Vila Popular.

Segredo – Coronel Antonino, Monte Castelo e Nova Lima.

Bandeira – Doutor Albuquerque, Moreninhas, Tiradentes e Universitário.

Centro – Uma blitz educativa também será realizada na Praça Ari Coelho, Mercadão Municipal, Camelódromo, Praça do Rádio Clube, além, do cruzamento das ruas 14 de Julho com Barão do Rio Branco e na Avenida Afonso Pena na frente do Shopping Campo Grande.

Aedes aegypti

O vetor é responsável da , chikungunya e zika vírus, doenças responsáveis por mais de 8 mil notificações nas unidades de saúde da Capital, apenas no período de 2016.

Conforme dados epidemiológicos da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) sobre a tríplice epidemia, desde o início deste ano foram notificadas 7.703 suspeitas de dengue, outras 81 de chikungunya e 729 de zika vírus.