Apesar do discurso de ‘ajuste fiscal', Governo deve ceder

Nem os prêmios de ‘melhor destino ecoturístico do Brasil' conseguiram colocar , distante 296 km da Capital, no roteiro das companhias áreas do país. Representantes da Azul Linhas Aéreas querem desconto em impostos para incluir o destino em suas ‘linhas'.

O desconto pedido pela companhia é sobre o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do querosene, combustível utilizados pelas aeronaves. A pauta, já havia sido discutida pelo governo em 2015, mas apenas o imposto sobre o diesel teve uma diminuição por seis meses.

“Nós vínhamos trabalhando com a alíquota de 8,5% , a qual também era praticada por outra empresa incorporada pela Azul, ou seja, duplicamos nosso trabalho e continuamos com o mesmo incentivo. O nosso pedido é que esse valor seja reduzido para 4,25% “, disse o assessor jurídico da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo.

A intenção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), é ‘aumentar a malha aérea' e ‘potencializar' o turismo regional. O governo tem a expectativa de que em breve a companhia ofereça mais voos com destino a Bonito. 

“Dentro de 15 dias provavelmente a Azul já aumentará de dois para três o número de voos semanais para Bonito. Mas a intenção do Governo é aumentar  a malha aérea do Estado, especialmente para as rotas turísticas”, afirmou o coordenador de aviação da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), Fabrício Alves Correa.

No site da Azul Linhas Aéreas não é fácil encontrar voos tendo Bonito como destino. A companhia oferece opções saindo do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), apenas às quartas-feiras e domingo. Participaram do encontro o secretário de Estado de Fazenda, Márcio Monteiro; o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Economico, Jaime Verruck; o diretor de planejamento e rotas da Azul, Marcelo Ribeiro e o assessor direto da presidência da empresa, Ronaldo Veras.

Tributos

A possibilidade de diminuição de alíquota de tributo à pedido de uma companhia aérea acontece logo após o aumento de impostos para o cidadão. Sob o argumento de equilíbrio das contas públicas, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) elevou o ICMS de supérfluos e diminuiu o desconto concedido no IPVA (Imposto sobre Propriedade Veículos Automotores), que também aumentou a taxa para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul.