‘Prefeitura’ inicia contatos com empresas para descarte de vidros

Com sede em Presidente Prudente (SP)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com sede em Presidente Prudente (SP)

A partir da grande demanda no descarte de vidros, a Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), está buscando soluções ambientalmente corretas para o descarte deste material e que, ainda, irão gerar renda para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Mostra disso é o diálogo estabelecido com empresas que demonstraram interesse em se instalar na Capital, oferecendo oportunidades de emprego além de propiciar aos catadores a justa comercialização e descarte dos vidros, um material altamente reciclável e lucrativo quando descartado e destinado de forma responsável. 

A Recividros, com sede em Presidente Prudente (SP), foi uma das empresas que manifestaram interesse em atuar no mercado local e se estabelecer na Capital. Ela já está realizando o trabalho de reciclagem de cerca de 40 toneladas dos vidros, junto às cooperativas de materiais recicláveis e outros grandes geradores. “Há um grande interesse em nos estabelecermos em Campo Grande, pois sabemos do potencial industrial da cidade e na necessidade de comercialização dos vidros, pois já atuamos nessa área e sabemos do grande potencial deste mercado. Os vidros que antes estavam parados nas cooperativas e em outros locais, já estamos conseguindo encaminhar para a correta reciclagem e aproveitamento de todo o material”, destacou Alcides José de Souza, sócio-proprietário da empresa.

Processo de reciclagem de vidros

O processo de reciclagem do vidro tem início a partir da separação, pela população, e destinação do material para a coleta seletiva. O vidro é recolhido e levado para reciclagem, posteriormente separado por cores e tipos. Por último, o material é lavado, para retirar os rótulos e triturado para facilitar sua liquefação. Depois de liquefeito, torna-se novamente matéria-prima para as indústrias.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Rui Nunes, enfatiza a importância da correta destinação dos vidros e a busca por soluções quanto ao descarte em Campo Grande. “Por determinação do prefeito Alcides Bernal, estamos trabalhando na busca por soluções que sejam condizentes com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Por meio de uma gestão participativa, estamos construindo mecanismos que envolvam a sociedade que produz o resíduo e, a partir dela, dando a destinação ambientalmente correta. Deste modo, minimizamos possíveis impactos ambientais e incentivamos a educação e conscientização da população”, destaca.

Conteúdos relacionados