Taxa é obrigatória para candidatos sem isenção

Os candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que não têm nenhum tipo de isenção têm até as 20h59(MS) desta quarta-feira (25) para quitar a taxa de inscrição, no valor de R$ 68. Os alunos matriculados no último ano do ensino médio na rede pública estão automaticamente isentos da taxa, além dos que já conseguiram a declaração de carência, disponível no momento da matrícula.

As inscrições para o exame foram até o dia 20 deste mês e chegaram a cerca de 9,2 milhões de candidatos. Para confirmar a inscrição, os candidatos que não estão isentos de pagar a taxa devem realizar o pagamento em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência de correios.

Para candidatos com deficiência ou necessidades especiais, haverá atendimento especializado, desde que se apresente um documento de comprovação, com letra legível e onde devem constar o nome completo, o diagnóstico da condição e a assinatura do médico responsável pelo diagnóstico, com número de seu registro no Conselho Regional de Medicina ou conselho de classe.

Para travestis e transexuais que queiram tratamento pelo seu nome social, deve ser encaminhada entre os dias 1º e 8 de junho uma cópia de um documento com identificação, contendo foto recente e o preenchimento de um formulário, que está disponível na página do Enem na internet.