Postos de saúde ficam lotados em último dia de campanha de vacinação

Vacinação continua nas UBS e UBSF mesmo com o término da campanha

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Vacinação continua nas UBS e UBSF mesmo com o término da campanha

Apesar de a vacinação continuar nos postos de saúde, mesmo com o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H2N3, Influenza A (H1N1), que termina nesta sexta-feira (20), muito gente procurou as unidades de saúde nesta manhã. O hábito de deixar tudo para a última hora, a desinformação e a falta de vacinas nos postos foram os motivos apontados pelo campo-grandenses para a busca intensa no último dia da campanha.

Localizado na região central de Campo Grande, o Posto 26 de Agosto, estava cheio, assim como o posto do Coronel Antonino, que está localizado na região Norte. Filas se formaram na frente das unidades e as pessoas tiveram que ter paciência para se imunizar.

Gabriela Roza Brum, de 31 anos, estava levando a filha de um ano para vacinar. Ela diz que deixou para hoje a imunização da menina por ter ligado várias vezes e não haver vacina nas unidades. “Procurei várias vezes e não encontrei, acabou ficando para o último da campanha. Ontem fiquei sabendo que tinha vacina aqui e trouxe minha filha para vacinar. Fiquei preocupada de não conseguir”, diz.

O motorista Pedro Valdes, de 63 anos, diz ter deixado para hoje a vacinação porque estava em viagem. “Fui viajar a trabalho e não consegui vacinar. Mas, minha esposa estava aqui e também não conseguiu antes”, diz.

Valdes ainda critica a forma como as informações são passadas para a população. “As informações não são completas. A população fica perdida. Ninguém sabe onde ir para tomar a vacina”, reclama..

Postos de saúde ficam lotados em último dia de campanha de vacinaçãoJoana Pereira Borges, 70 anos, aposentada. Procurei antes e não tinha vacina. Assim que fiquei sabendo que tinha, vim correndo tomar. É bom vacinar, já tenho idade e preciso me proteger.

Já Maria Doroteia do Carmo Sonoda, de 82 anos, aposentada, diz ter chegado cedo para não ficar sem vacina. “Vim cedo e já tinham doze pessoas na minha frente. Não vi antes porque estava em São Paulo e não vacinei la porque esqueci a carteirinha. Ano passado quase fiquei sem”, revela

Apesar da correria dos paciente para não perder a vacinação, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) diz que não precisa se preocupar pois não faltará vacina neste último dia de campanha. A secretaria ainda enfatiza que não precisa correr para os postos, pois o grupo prioritário continuará podendo procurar a unidades e se vacinar, independentemente, do fim da campanha.

Quanto a possibilidade de acabar vacina em algum posto, a Sesau salienta que se isso ocorrer há uma equipe preparada para reabastecer as unidades. “Posto que tem procura excessiva e se acabar vacina encaminha mais. Tem unidade com capacidade de armazenamento de apenas 50 unidades, e por isso pode acabar, mas vai faltar”, diz.

A vacinação continua nas UBS (Unidade Básica de Saúde) e UBSF (Unidade Básica de Saúde Familiar). Qualquer pessoa do grupo de risco pode se vacinar, mesmo com o término da campanha.

Conteúdos relacionados