Postos de saúde ficam lotados em último dia de campanha de vacinação
Vacinação continua nas UBS e UBSF mesmo com o término da campanha
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vacinação continua nas UBS e UBSF mesmo com o término da campanha
Apesar de a vacinação continuar nos postos de saúde, mesmo com o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H2N3, Influenza A (H1N1), que termina nesta sexta-feira (20), muito gente procurou as unidades de saúde nesta manhã. O hábito de deixar tudo para a última hora, a desinformação e a falta de vacinas nos postos foram os motivos apontados pelo campo-grandenses para a busca intensa no último dia da campanha.
Localizado na região central de Campo Grande, o Posto 26 de Agosto, estava cheio, assim como o posto do Coronel Antonino, que está localizado na região Norte. Filas se formaram na frente das unidades e as pessoas tiveram que ter paciência para se imunizar.
Gabriela Roza Brum, de 31 anos, estava levando a filha de um ano para vacinar. Ela diz que deixou para hoje a imunização da menina por ter ligado várias vezes e não haver vacina nas unidades. “Procurei várias vezes e não encontrei, acabou ficando para o último da campanha. Ontem fiquei sabendo que tinha vacina aqui e trouxe minha filha para vacinar. Fiquei preocupada de não conseguir”, diz.
O motorista Pedro Valdes, de 63 anos, diz ter deixado para hoje a vacinação porque estava em viagem. “Fui viajar a trabalho e não consegui vacinar. Mas, minha esposa estava aqui e também não conseguiu antes”, diz.
Valdes ainda critica a forma como as informações são passadas para a população. “As informações não são completas. A população fica perdida. Ninguém sabe onde ir para tomar a vacina”, reclama..
Joana Pereira Borges, 70 anos, aposentada. Procurei antes e não tinha vacina. Assim que fiquei sabendo que tinha, vim correndo tomar. É bom vacinar, já tenho idade e preciso me proteger.
Já Maria Doroteia do Carmo Sonoda, de 82 anos, aposentada, diz ter chegado cedo para não ficar sem vacina. “Vim cedo e já tinham doze pessoas na minha frente. Não vi antes porque estava em São Paulo e não vacinei la porque esqueci a carteirinha. Ano passado quase fiquei sem”, revela
Apesar da correria dos paciente para não perder a vacinação, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) diz que não precisa se preocupar pois não faltará vacina neste último dia de campanha. A secretaria ainda enfatiza que não precisa correr para os postos, pois o grupo prioritário continuará podendo procurar a unidades e se vacinar, independentemente, do fim da campanha.
Quanto a possibilidade de acabar vacina em algum posto, a Sesau salienta que se isso ocorrer há uma equipe preparada para reabastecer as unidades. “Posto que tem procura excessiva e se acabar vacina encaminha mais. Tem unidade com capacidade de armazenamento de apenas 50 unidades, e por isso pode acabar, mas vai faltar”, diz.
A vacinação continua nas UBS (Unidade Básica de Saúde) e UBSF (Unidade Básica de Saúde Familiar). Qualquer pessoa do grupo de risco pode se vacinar, mesmo com o término da campanha.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.