Agendamento será somente no 1º dia de cada mês

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Caiçara unificou o dia do agendamento para consultas, e a partir de abril, pacientes poderão marcar o atendimento somente no dia 1º de cada mês. Decisão causou enorme tumulto no esta manhã, com alguns pacientes esperando mais de 4h na fila apenas para serem atendidos.

A unidade atende moradores dos bairros Caiçara, Taveirópolis, Anahy, Vila Bandeirantes, Belo Horizonte, Base Aérea e parte do bairro Amambaí. Segundo pacientes da unidade, alguns chegaram 3h da manhã para receber atendimento.

Eritã Saleth de Britto, 60 anos, que chegou ao local às 6h da manhã, mas às 10h ainda não tinha sido atendida, diz que a situação é um descaso com a população. “A gente fica no sol quente, em pé por horas. Isto é um descaso com a população. Eu acredito que deveria ter um novo sistema de agendamento, poderia ser online para atender quem não pudesse vir aqui”.

Segundo os pacientes que aguardavam o agendamento, a direção da UBS teria se pronunciado sobre o novo critério e disse que foi uma escolha da população. Mas, na prática, os moradores da região não teriam sido consultados. Ao questionarem isso, foi entregue a eles um papel com vários opções sobre a melhor frequência para agendamento: diário, semanal ou mensal.

Segundo Omélia Aguiar (48), a votação seria injusta, pois não contemplaria a todos que necessitam do serviço. “Isso aqui eles mostraram de manhã pra gente ter uma opção de como que a gente quer. Mesmo assim só pra quem está aqui na fila. Porque quem não está aqui, não tem direito a opinião”.

A gerente da unidade Luana de Farias Nascimento estava em outro distrito no período da manhã e não recebeu o Midiamax. A assessoria (Secretaria Municipal de Saúde Pública) não se pronunciou sobre o assunto, pois o secretário Ivandro Corrêa Fonseca estaria em reunião no período da manhã.

 

 

(Com acompanhamento de Mayara Sá)