Hoje é o último dia para o pagamento do licenciamento sem multas de veículos com final 1 e 2.

Muitos condutores deixaram para fazer a no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) nesta sexta-feira (29), último dia para o pagamento do licenciamento sem multas de veículos com final 1 e 2. A crise financeira e o excesso de impostos foram os principais motivos elencados pelos motoristas para deixarem para a última hora.

O estudante Francisco de Assis Costa, de 50 anos, confirma que deixou para realizar a vistoria no último dia por problemas financeiros. Ele ainda reclama da mudança no calendário de licenciamento este ano. “Ano passado, vencia em junho. Esse ano é em abril. Eu fiquei sabendo disso dois dias atrás, me pegou de surpresa. Eles não podem mudar o calendário do nada. O carro é meu ou é deles?”, questiona.

O técnico de informática Antônio Carlos Abelha, de 57 anos, também deixou para pagar no último dia por dificuldades no bolso. Ele se queixa da obrigatoriedade de vistoria veicular para carros com mais de 5 anos antes do procedimento de licenciamento. “O meu carro tem 32 mil quilômetros rodados, é novinho e só porque ele tem cinco anos tem que fazer a vistoria. Pra mim, teria que ter um prazo maior”, diz.

O prazo do laudo de vistoria tem validade de 30 dias e o pagamento pode ser realizado dentro da data limite do final da placa, no próprio órgão ou em uma ECV (Empresa Credenciada de Vistoria).

Arnaldo Boni, de 42 anos levava os carros de sua empresa, Reatores Brasil, para vistoria tanto no Detran quanto em uma ECV. “De manhã, trouxe esse aqui no Detran, e a tarde vou levar um segundo em outra empresa. Eu prefiro nas empresas, é mais rápido. Mas eu tiver que trazer esse aqui porque o motor tinha sido reprovado, mas já foi regulamentado”.

O usuário que optar por fazer a vistoria no órgão, o pagamento será feito junto com a emissão da guia de licenciamento. Porém, quando a vistoria for realizada em uma ECV, esta deve ser paga no ato, somente as guias de responsabilidade do , podem ser pagas posteriormente.

O licenciamento pode ser pago em qualquer agência do Detran ou na rede bancária credenciada: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Casas Lotéricas e Banco Postal dos Correios e Rede Pague Fácil.

(Com supervisão de Mayara Sá)