A partir de maio, as temperaturas deverão ficar mais baixas

O outono começa neste domingo (20) à 0h30. Na estação de transição entre o verão e inverno, é possível perceber características de ambos. De acordo com o Centec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), a promessa é de redução das chuvas em todo Mato Grosso do Sul, em especial na região norte.

Nota do Centec diz que serão notórias mudanças rápidas nas condições do tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas, principalmente na região sul de Mato Grosso do Sul. Por causa da entrada de massas de ar frio, a partir de maio, as temperaturas deverão ficar mais baixas.

Em abril, As temperaturas ficarão dentro da média histórica na maioria das regiões. Porto Murtinho, Jardim, Bonito e Bodoquena e região sudoeste será exceção, pois poderão ter valores acima da média com temperaturas elevadas. As chuvas ficarão abaixo da média histórica na região oeste, sul e norte.

Em maio o frio volta para Mato Grosso do Sul, diferente do que foi em 2015, maio de 2016 terá temperaturas mais baixas na região sul e sudeste. Há possibilidade de geadas e registro de temperaturas abaixo de 12°C. Na Capital, tas temperaturas máximas ficam em torno de 31°C.

Já em junho, as frentes frias chegam no Estado com maior facilidade a partir do mês de junho e as temperaturas poderão registrar valores abaixo de 5°C em Amambai, Ponta Porã e cidades próximas. O volume de chuva será abaixo da média histórica em todas as regiões.