No primeiro dia de atendimento, UPA Moreninha opera com baixa procura

Cerca de 40 pessoas aguardavam atendimento 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerca de 40 pessoas aguardavam atendimento 

Inaugurada na noite desta quinta-feira (11), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Moreninha ainda não se tornou popular entre os moradores da região. Depois de aguardar quatro anos para que a obra fosse entregue, muitos ainda não estão sabendo do funcionamento ativo e, por esse motivo, a procura por atendimento na unidade é pequena. Na tarde desta sexta-feira (12), cerca de 40 pessoas aguardavam por uma avaliação médica.

Segundo a assessoria da secretaria de saúde, a unidade, que é a maior da região Centro-Oeste, está operando com o auxílio de seis clínicos gerais e cinco pediatras. A média de espera por atendimento é de uma hora.

A dona de casa Clair Fernandes, 65 anos, chegou a UPA Moreninha às 13 horas para levar a filha de 23 anos que está com suspeita de dengue. Segundo ela, que mora em uma chácara, chegar na cidade e ver a unidade de portas abertas foi uma grata surpresa. “Eu vim para o atendimento no hospital e me surpreendi quando me disseram que a UPA já estava funcionando”, conta.

No quesito atendimento a aposentada Odete Ramos de Souza, 67 anos, não teve muito a reclamar. Ela que mora no Bairro Paulo Coelho Machado, disse que esperou aproximadamente duas horas entre a triagem e o atendimento. Já no quesito estrutura, embora elogie, a aposentada faz uma observação nada agradável. “A estrutura é muito boa, mas tem algumas coisas que parecem estar antigas. O banheiro, por exemplo, tem uma partes que já estão encardidas”, observa.

A UPA Joel Rodrigues Rocha que teve o custo de R$ 5.115.543,56 terá capacidade de atender 200 mil pacientes por mês. A Unidade possui uma infraestrutura com 10 enfermarias adulta, três pediátricas, dois quartos de isolamentos, dois leitos de estabilização. Também possui sala de emergência com quatro leitos equipados com ventilador mecânico, monitor multiparamétrico, bomba de infusão, desfibrilador, entre outros. A UPA também conta com laboratório, raio-x e odontologia.

 

Conteúdos relacionados