Pular para o conteúdo
Cotidiano

Negado recurso a acusado de ter se passado por policial em assalto a mão armada

Mantida condenação de 5 anos e 4 meses semiaberto
Arquivo -

Mantida condenação de 5 anos e 4 meses semiaberto

Acusado de ter se passado por policial para roubar com ajuda de outros dois e uma faca, teve recurso negado pelos desembargadores da 2ª Câmara Criminal, por unanimidade, informa o  (Tribunal de Justiça do MS). B.R.R.S recorreu contra sentença que o condenou a cinco anos e quatro meses de prisão, em regime inicial semiaberto e 13 dias-multa.

De acordo com as informações do TJMS a defesa requereu a absolvição de B.R.R.S alegando que não há provas suficientes em relação à violência ou ameaça, da utilização de faca e de ajuda de outras duas pessoas. A defesa solicitou ainda o reconhecimento da inimputabilidade do acusado, afirmando que à época não compreendia que o fato era ilícito. Se a condenação fosse mantida, solicitou ainda que o regime fosse fixado inicialmente em aberto, ou a substituição da pena privativa da liberdade por restritiva de direito.

Segundo a denúncia, o crime foi cometido no dia 29 de dezembro de 2015, por volta das 3h30, em uma residência localizada na rua Bela Cintra, do Bairro Tiradentes, em . B.R.R.S e outros dois indivíduos não identificados, ameaçaram duas vítimas, utilizando-se de uma faca, para roubar um celular Samsung Galaxy J5 e um automóvel Fiat Uno Mille SX, ano 1991.

As vítimas estavam na residência quando o acusado bateu à porta, exigindo que fosse aberta dizendo ser policial. Ao abrirem a porta, foram surpreendidas pelo acusado e mais dois indivíduos que anunciaram o . O acusado ameaçava as vítimas com uma faca e os outros dois pegaram facas na cozinha da residência. Na ocasião, o acusado exigiu a entrega das chaves do veículo, levando tanto o automóvel como o aparelho celular.

Assim que os três saíram, as vítimas acionaram a polícia que, ao efetuar rondas pela região, se depararam com o veículo na Avenida Ministro João Arinos, batido em sua parte frontal, em razão de uma colisão com uma árvore. O acusado foi encontrado caído ao lado do veículo e em razão dos ferimentos encaminharam-no para assistência médica, escoltado pela Polícia Militar.

A versão apresentada pelo acusado é que ele estava sob forte efeito de drogas, álcool e medicamentos quando chegou em casa e saiu, e, por essa razão, sua esposa o seguiu por preocupação. Quando ela avistou o marido pulando o muro da residência das vítimas, solicitou auxílio de dois garotos que estavam passando na rua no sentido de impedi-lo de entrar no local.

O relator do processo, Des. Carlos Eduardo Contar, afirmou que a versão apresentada em sede recursal é bastante criativa, mas também inverossímil e desprovida de qualquer sustentáculo probatório e que a esposa do acusado sequer foi arrolada para prestar declarações em juízo.

O desembargador destacou também o relato dos policiais militares que atenderam a ocorrência, no qual afirmam que o acusado portava uma faca ao ser encontrado e que o próprio confessou a prática delitiva, relatando a participação de mais dois indivíduos.

Ressaltou que, apesar de o acusado afirmar que estava sob efeito de narcóticos quando praticou o delito, não há qualquer indício de que o consumo de drogas tenha sido involuntário. Esclareceu que o Código Penal estabelece hipótese de isenção de pena apenas para a embriaguez completa (sendo o consumo de drogas enquadrado por analogia), proveniente de caso fortuito ou força maior.

“Se a embriaguez for voluntária ou culposa (no caso o consumo de drogas), não há exclusão da imputabilidade penal. Desta forma, deve ser mantida a condenação.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira