MPE entra com ação para Prefeitura cancelar teste físico em concurso
Órgão recebeu reclamações de candidatos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Órgão recebeu reclamações de candidatos
O MPE entrou com ação civil pública contra o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), bem como o secretário de Administração, Ricardo Ballock, para que seja suspenso imediatamente o teste de aptidão física do concurso público para cargos da Agência Municipal de Prestação de Serviços à Saúde da Capital.
Os cargos são os de agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde. O processo é fruto de reclamações que chegaram ao órgão. Recomendação neste sentido foi feita, mas em resposta protocolada no dia 07 de junho, o Procurador-Geral do Município, Denir Nantes, informou a impossibilidade de acatá-la.
De acordo com os autos, a não há previsão legal para o teste em concursos como este, sendo que o exame médico já se mostraria razoável. “Ocorre que a Lei Federal nº 11.350/2006, que regulamenta a atividade de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde em âmbito nacional, não prevê a realização de Teste de Aptidão Física”, alega o promotor de Justiça Fernando Zaupa.
Ele ressalta não ser necessária a nulidade do certame, mas sim a desconsideração do teste de aptidão e dos resultados já lançados. A prova para averiguar o preparo físico dos candidatos foi obrigatória, com exigência de levantamento de peso, corrida e bicicleta.
O promotor cita que o teste exigiu levantamento de barra com anilhas com peso total de 25 kg até a altura do peito por cinco vezes. Além disso, os candidatos correram 150 metros com bicicleta em linha reta.
“A prova inequívoca está consubstanciada na transgressão ao princípio constitucional da legalidade (CF, art. 37, caput), bem como ao contido no artigo 37, inciso I da CF (os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos previstos em lei)”.
Notícias mais lidas agora
- Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Motorista fura sinal vermelho, bate em carro e acaba derrubando poste em Campo Grande
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
Últimas Notícias
Empresa receberá R$ 268,5 mil para fornecer material didático para professores de Rio Verde de Mato Grosso
Educadores fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais
Motorista invade calçada e derruba postes na Lagoa Maior em Três Lagoas
Segundo a policía, as marcas de pneus indicam que o veículo estava em alta velocidade
Prefeitura de Amambai adota o guarani-kaiowá como língua cooficial
Lei municipal prevê a adoção do guarani-kaiowá como língua cooficial, autorizando atendimentos e emissão de documentos no idioma de comunidade indígena.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.