Tempo seco favorece a proliferação dos focos

Como em todos os anos, o tempo seco do inverno favorece os problemas respiratórios e a proliferação dos focos de incêndio pelo Estado. Muita gente coloca fogo em matagais com o objetivo de limpar o terreno e acaba causando transtorno aos moradores da região. 

Na manhã desta sexta-feira (8), a psicóloga Ingrid Tavares, de 24 anos, flagrou pelo menos dois focos de incêndio na Avenida Guaicurus. O primeiro em uma área aberta e o outro, dentro de um terreno, não podendo ser confirmado que se tratava de vegetação. “Eu e minha família todos temos bronquite e isso tem afetado de forma direta em nossas vidas”, diz a psicóloga. Moradora reclama de queimadas na região da Avenida Guaicurus

O clima seco agrava doenças respiratórias e causa o ressecamento dos olhos, boca e até o sangramento do nariz. Segundo os médicos, não existe truque e a ingestão de muito líquido é a solução para manter o corpo hidratado.

Quem promove queimadas está sujeito à multa de R$ 2.010,50 a R$ 8.042. A Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais da Semadur recebe denúncias sobre fogo em terreno baldio pelo número 156. 

Conforme Lei 2.909/92, “proprietários de imóveis lindeiros a vias e logradouros públicos, são obrigados a mantê-los limpos, capinados e drenados” e “É vedado a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos.”

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.