Confecção do tapete teve início às 5h da manhã

Nesta quinta-feira (26), é feriado nacional de e em acontece a tradicional missa e procissão sob o tapete confeccionado pelas paróquias da cidade. A celebração será às 15h e em seguida é feita a caminhada pelos desenhos no tapete.

A confecção do tapete teve início às 5h da manhã, onde cada paróquia fica responsável pelos desenhos que são formados com pó de serra, borra de café, casca de ovo, tinta, entre outros materiais.

Segundo a Arquidiocese de Campo Grande, a missa será às 15h, no centro da cidade, com concentração na Av. Mato Grosso com a Rua 14 de julho. Ao final, acontece a procissão do Santíssimo Sacramento que segue por mais de um quilometro sobre o tradicional Tapete de Corpus Christi, da Av. Mato Grosso até a Av. Fernando Correa da Costa.

Também na parte da manhã, a partir das 9h, haverá visita do Santíssimo Sacramento aos hospitais da capital e Unei (Unidades Educacionais de Internação).

Significado

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.

Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.