Entre os dias 8 e 10 de agosto

O livro “Justiça do Trabalho no Curso da História de MS” será lançado durante o VIII Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, que será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em Campo Grande.

A publicação reúne seis artigos científicos escritos por acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Universidade Católica Dom Bosco e da Universidade da Grande Dourados e aborda temas variados ligados à história da Justiça do Trabalho no Estado, como os direitos trabalhistas das mulheres, o movimento trabalhista em Mato Grosso do Sul na década de 90, os trabalhadores portuários no desenvolvimento urbano de Corumbá, dissídios coletivos e os trabalhadores do aeroporto de Campo Grande.

Os textos são resultado de anos de pesquisa e foram possíveis graças a acordos de cooperação técnica fechados entre o TRT/MS e as universidades. Só a UCDB teve acesso a 17 mil processos trabalhistas arquivados, que tramitaram entre os anos de 1962 e 1984, e foram analisados pelos alunos no laboratório de História. A intenção do Centro de Memória do TRT/MS é que a publicação do periódico seja anual.

O VIII Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho vai reunir acadêmicos, profissionais da área e servidores públicos de todo o país para discutir a gestão documental como instrumento de acesso à informação, a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (Lei n. 12.527/2011) e a importância de uma administração pública transparente e responsável.

O encontro, que é realizado a cada dois anos, será no edifício sede do TRT/MS, que fica na Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208, Jardim Veraneio, ao lado do prédio da Justiça Federal, no Parque dos Poderes.