Janeiro começa chuvoso e cidades registram até 128 mm em uma semana

Em dezembro índices chegaram a 345,2 mm

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em dezembro índices chegaram a 345,2 mm

A chuva, que desde o segundo semestre de 2015 tem deixado a região sul de Mato Grosso do Sul de baixo d’água, se espalhou pelas demais regiões e durante a primeira semana de 2016, tanto a cidade de Chapadão do Sul, que faz divisa com Goiás ao leste do Estado, como Bela Vista, na fronteira com o Paraguai ao sudoeste, e Sonora, na divisa com Mato Grosso ao norte, registraram mais de 100 mm.

Na Capital, segundo dados do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul) os índices já chegam a 80,4 mm, o que representa 34,5% da média história para o mês, que é de 231,9. A cidade fechou dezembro com chuvas abaixo da média histórica, registrando 190 mm.

Já o município de Cassilândia, que tem como média histórica 302,3 mm de chuva em janeiro, registrou apenas 30 mm até agora. Em Ponta Porã, que registrou 379 mm em dezembro, superando em mais de 60% a média história para aquele mês, começou janeiro um pouco mais ameno, com 34,8 mm durante a primeira semana.

A previsão do tempo ainda aponta para chuvas rápidas em todo Mato Grosso do Sul na sexta-feira (8). No sábado, a estabilidade aumenta e a risco de temporais no sul do Estado. Domingo permanece chuvoso, mas as nuvens mais carregadas começam a se afastar. Na segunda-feira (10) chove a qualquer hora do dia, mas com menor intensidade.

Conteúdos relacionados