Desde a quinta-feira paciente espera por vaga

Desde quinta-feira (7), Fabrício Mendonça, de 33 anos, que estaria com suspeita de , espera para ser transferido da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Universitário para um hospital em . Mas, ao tentar uma vaga no HU (), a família foi informada de que não teria vagas, por causa do surto de dengue.

Vilson Gomes Rodrigues, de 27 anos, servidor público, amigo de Fabrício afirmou que a meningite teria sido diagnosticada no dia 1º de janeiro, em Fátima do Sul, “Estávamos passando o fim do ano com familiares na cidade, e na unidade de saúde da cidade diagnosticaram como meningite. Ele (Fabrício) fez um tratamento de seis dias e retornamos para Campo Grande”, explica.

Mas, os exames para detectar o tipo de meningite não foram feitos em Fátima do Sul, por que na cidade não tinham como ser feitos, explicou Vilson. O professor de educação física começou a passar mal novamente nesta quinta-feira (7), e foi levado para o UPA do Universitário pela irmã.

“Ele foi isolado em uma sala e quem o atendeu disse que era meningite, mas não estão dando medicamentos para ele, que esta sentindo muita dor”, diz Vilson. Segundo o amigo, Fabrício sente muitas dores de cabeça, tonturas, rigidez na nuca, manchas na pele e náuseas.

Em contato com a Prefeitura, através de email, foi informado que tem um paciente com infecção, mas não há diagnóstico de meningite, e que desde que chegou à UPA estaria recebendo toda a assistência necessária, e que a infecção estaria controlada. A resposta ainda informa, que o paciente aguarda vaga para internação. 

O Hospital Universitário, através de e-mail, informou que está trabalhando acima da capacidade de atendimento por causa da epidemia de dengue. E que o atendimento de pacientes é feita via regulação do Estado e do município, não tendo portanto possibilidade de pacientes serem encaminhados via solicitação de familiares.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação do hospital, até a manhã desta sexta-feira (8), não houve pedido de internação de qualquer paciente via central de regulação, que esteja com suspeita de meningite.