Inscrições no 2016 ocorrem entre 11 e 14 de janeiro

O resultado do  (Exame Nacional do Ensino Médio) será divulgado nesta sexta-feira (8), segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os 5,7 milhões de candidatos que fizeram as provas em outubro do ano passado saberão quanto tiraram em cada uma. Os resultados estarão disponíveis na internet, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O horário da divulgação não foi informado.

A nota é necessária para a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada ), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. Em Mato Grosso do Sul serão oferecidas 8.004 vagas. As inscrições para o poderão ser feitas de 11 a 14 de janeiro. Nesta edição serão ofertadas 228 mil vagas em todo o Brasil. Para participar, o candidato não pode ter tirado 0 na redação.

 nota poderá ser usada também para obter bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar dos programas, o estudante não pode ter zerado a redação e precisa obter pelo menos uma média de 450 pontos nas demais provas do Enem.

Estado

No Estado, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai ofertar um total de 4.535 vagas. As oportunidades são para 96 cursos distribuídos por todos os campus da instituição.

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) vai oferecer 640 vagas em oito municípios do Estado para cursos de graduação com início no primeiro semestre letivo de 2016. As vagas serão para os municípios de Aquidauana, , Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, além de Naviraí, que vai oferecer pela 1ª vez um curso de graduação.

Na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul ) serão 2.348 vagas em 57 cursos de graduação oferecidos em 15 cidades do Estado.

Já a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) terá este ano 962 vagas, distribuídas em 32 cursos de graduação presenciais. Como a instituição também realiza um processo seletivo próprio, 50% do total das vagas serão destinadas ao Sisu.