Grupo ocupa área de antigo lixão e prefeitura pede despejo na Justiça

Famílias pedem moradia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Famílias pedem moradia

Um grupo de famílias ocupou o Jardim Aeroporto, antigo lixão de Aquidauana, a 140 quilômetros de Campo Grande, por moradia. A Prefeitura, proprietária da área, entrou com pedido de reintegração de posse nesta segunda-feira (06).

Segundo movimento, são cerca de 800 pessoas. A Prefeitura contabiliza cerca de 300 famílias. O movimento vai se reunir amanhã (07) de manhã na frente da Prefeitura da cidade para tentar conversar com o prefeito José Henrique Trindade (PDT). 

“As pessoas ocuparam a área no dia 28, um pouco mais de uma semana. Eles querem uma moradia digna. A política de habitação da cidade é muito precária. São pessoas que moram em locais precários, que vivem em casas cedidas, ou de aluguel”, disse o comerciante da cidade, e um das pessoas que acompanha o movimento, Tiago Roda de Oliveira.

Foi deferida a reintegração de posse, e as famílias tem cinco dias para desocuparem a área. “Se eles não desocuparem espontaneamente, será preciso reforço policial, que já foi deferido também”, afirma o procurador jurídico do município, Heber Seba Queiroz. 

“A área lá é da Prefeitura, e uma parte está no Plano Diretor do município, não podemos mexer, mas em outra área, o prefeito já comentou com a gente que tem interesse em conversar com o pessoal e quem sabe fazer a doação dessa outra parte”, afirma o vereador Montana (DEM). Segundo ele, a área que está sendo estudada tem cerca de cinco hectares.