Alunos voltarão dia 29 de fevereiro

A governadora em exercício, Rose Modesto se reuniu na tarde desta terça-feira (26) com representantes da (Federação dos Trabalhadores em Educação) e anunciou o adiamento do inicio das aulas nas escolas da de Ensino. A volta dos alunos que estava previsto para acontecer dia 15 de fevereiro só se dará no dia 29. 

Segundo governadora a medida foi necessária pelo fato de alguns municípios ainda estarem apresentando problemas com estradas por causa do grande volume de chuva que caiu em Mato Grosso do Sul no fim do ano passado. Ela destaca que no total, 33 cidades decretaram estado de emergência, mas mesmo as que não decretaram tiveram problemas com a chuva.

Em nesta manhã às cidades de Taquarussu, Novo Horizonte do Sul e Ivinhema a governadora pode constatar que ainda há problemas a serem resolvidos e realmente a necessidade de adiar o início do ano letivo.  “Baseado em toda essa situação que o Estado está vivendo e apesar de todos os esforços do governo nós não temos condições de fazer antes do dia 29 o início do ano letivo com alunos”, explica.

A governadora anunciou ainda uma folha de pagamento complementar datada do dia 15 de março para pagar os professores convocados que retornarão uma semana antes dos alunos, no dia 22 de fevereiro. Fato destacado pelo presidente da Fetems, Roberto Botarelli. “Isso é um avanço considerável para os professores por que o último salário deles foi dia 4 de janeiro e agora voltam a receber dia 15 março. Se não tivesse essa folha eles só receberiam em abril”, conta.

Roberto Botarelli acrescentou que o ano letivo terminará três dias depois do previsto no calendário, mas apesar do adiamento os alunos não precisarão ter aulas aos sábados. “O aluno estará na escola apenas de segunda a sexta-feira e as aulas que terminariam dia 15 vão até dia 18 de dezembro”, ressalta.

 

Convocações

Segundo a governadora no início do mês de fevereiro serão convocados os professores e funcionários administrativos aprovados em concurso. Do dia 15 a 19 de fevereiro serão chamados 300 funcionários administrativos e do dia 22 ao dia 29 serão chamados 500 novos professores.