Família de paciente psiquiátrico denuncia internação ilegal de 6 dias em UPA

Paciente deu entrada na unidade de saúde com problema psiquiátrico

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Paciente deu entrada na unidade de saúde com problema psiquiátrico

Familiares e amigos de um operador de máquinas de 51 anos denunciaram que ele está internado há seis dias na UPA (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário) do Bairro Universitário, em Campo Grande. O homem que é do Estado do Rio Grande do Sul teve um problema psiquiátrico, precisa ser internado na ala psiquiátrica de algum hospital, mas o médico que o atendeu alegou falta de vaga.

A família pediu para identificar o paciente apenas como G.M. Ele veio para a Capital fazer um serviço, mas acabou tendo um surto. Segundo um amigo da família, que pediu para não identificado, o paciente ficou três dias na unidade de saúde tomando soro, sem comer ou tomar água e também não tomou banho.

Família de paciente psiquiátrico denuncia internação ilegal de 6 dias em UPA

“Foi só quando a família chegou à cidade que levou comida para ele. É um absurdo e a gente sabe que é contra a lei manter paciente internado em UPA por mais de um dia. Lá não é um lugar apropriado para tratar pacientes do caso dele”, explicou o amigo.

Ainda segundo ele, o paciente deu entrada na UPA no dia 17 e permanece lá até agora. Além dele, outros vários pacientes se encontram na mesma situação: internados há dias na unidade. “Quando procurado, o médico falou que está aguardando vaga para transferi-lo para um hospital”, destacou.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) foi procurada, na noite desta segunda-feira (22), para dar um posicionamento sobre o fato, mas as ligações não foram atendidas. O Jornal Midiamax também entrou em contato com a unidade de saúde, mas a ligações também não foram atendidas até a publicação desta matéria. 

Conteúdos relacionados

tempo
seca