Próxima etapa em novembro

O Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras) movimentou o campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na manhã deste domingo (11).

A prova é obrigatória para quem cursou medicina fora do Brasil, inclusive brasileiros, e deseja atuar como médico no país. Por causa disso, muitos estrangeiros e brasileiros lotaram o campus da Universidade Federal para a realização do exame, que em 2015 teve 2.329 brasileiros inscritos. Bolívia 771, Colômbia 248, Cuba 183, Venezuela 142, Peru 133 e Argentina 109.

Muitos carros com placas da Bolívia e do Paraguai lotaram o estacionamento da UFMS. O exame é composto de duas etapas, com a primeira prova aplicada neste domingo (11), e a segunda etapa prevista para os dias 12 e 13 de novembro.

Sem a provação no Revalida, o médico fica impedido de atuar no país. O exame foi criado em 2011 com o objetivo de unificar o processo de revalidação em consonância com as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina.