Escola de aluna com H1N1 retoma aulas com atividades de orientação

As aulas foram suspensas na semana passada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As aulas foram suspensas na semana passada

Depois das aulas serem suspensas por quase uma semana após uma aluna ser internada com suspeita de H1N1, a Escola Municipal Consuela Margarina Maksoud Trad retoma as aulas nesta segunda-feira (30), com atividades de conscientização para diminuir a circulação dos vírus da gripe.

A estudante do terceiro ano teve a doença confirmada na última quinta-feira (26) após exame no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública). Ela segue internada no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) da Santa Casa.

Na escola, segue o clima de alerta e estão sendo feitas várias atividades para instruir os alunos sobre as principais medidas de prevenção contra o contágio da gripe, relata o diretor, Vagno Lopes do Nascimento. Nesta manhã, todos os alunos foram reunidos no pátio da escola para escutarem as orientações. “Estamos fazendo atividades para orientar os alunos a cuidarem da limpeza, utilizar lenços para espirrar, entre outras coisas”, relatou a direção. 

SEM SURTO

Na quarta-feira (25) o governo do Estado divulgou nota técnica garantindo que Mato Grosso do Sul não enfrenta um surto da Gripe A. No último boletim epidemiológico da SES (Secretaria do Estado de Saúde), constam 24 mortes registradas por Gripe A em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, são 8.

Na publicação, o governo estadual mencionou o Protocolo de Tratamento de Influenza estabelecido pelo Ministério da Saúde, que orienta aos alunos, professores e demais funcionários que tem suspeita de contágio por H1N1 devem permanecer em afastamento temporário por 48 horas.

De acordo com a publicação, os profissionais e alunos só podem ser liberados para retornar à escola se clinicamente estável, sem uso de antitérmico e sem febre por 24 horas. No retorno, devem manter cuidados de etiqueta respiratória durante sintomas respiratórios.

Ainda segundo o documento, não está indicada a suspensão de aulas e outras atividades para controle de surto de influenza como medida de prevenção e controle de infecção.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO:

Uma ação fundamental para diminuir a circulação dos vírus da gripe é a adoção de hábitos simples, tais como:

– Cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso.
– Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar.
– No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel.
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes.

– Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;

(Sob supervisão de Evelin Araujo) 

Conteúdos relacionados