Dourados tem luto oficial de três dias após morte de bispo emérito

Funeral ocorre na Catedral Diocesana, no centro da cidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Funeral ocorre na Catedral Diocesana, no centro da cidade

Dourados, município distante 228 quilômetros de Campo Grande, teve decretado Luto Oficial de três dias por causa da morte de Dom Redovino Rizzardo, bispo emérito da Diocese que faleceu no domingo (6), vítima de um câncer contra o qual lutava. Esse decreto, anunciado ontem pela prefeitura, deve ser publicado na edição desta segunda-feira (7) do Diário Oficial do Município, com assinatura do prefeito Murilo Zauith (PSB).

Em nota divulgada pela administração municipal, o gestor público “lamentou a morte do bispo, principalmente por ter sido um religioso bastante dedicado, principalmente às causas sociais e por ter participado diretamente de vários momentos importantes do município, durante os 14 anos em que ficou à frente da Igreja Católica em Dourados”. 

Natural de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Dom Redovino Rizzardo chegou a Dourados em 2001, assumindo a condição de 5º bispo diocesano, cargo que transmitiu a Dom Henrique Aparecido de Lima em 2015, por já estar debilitado, em tratamento contra o câncer.

O bispo emérito tinha 77 anos e estava internado no Hospital do Coração. Às 18h30, foi anunciado seu falecimento. Na manhã desta segunda, a Diocese de Dourados divulgou o cronograma do funeral, que teve início ainda na noite de ontem, com a chegada do corpo até a Catedral Imaculada Conceição.

Desde as 6h de hoje são celebradas missas.  Das 9h às 9h45 ocorre a Oração com o Apostolado da Oração; às 10h haerá Missa Presidida pelo Padre Otair, Vigário Geral da Diocese de Dourados; das 11h às 11h45 Oração com o Caminho Neocatecumenal; e às 12h Missa presidida por Dom Henrique Aparecido, Bispo Diocesano de Dourados.

Das 13h às 13h45 Oração com as Religiosas; às 14h Missa presidida pelo Padre Marcos, coordenador de Pastoral da Diocese de Dourados; das 15h às 15h30 Oração com o Movimento dos Focolares; às 16h – Missa de encomendação, presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, e em seguida o sepultamento.

Conteúdos relacionados