Dourados deve ter menor temperatura do ano e geada no fim de semana

Centro de Previsão do Tempo indica 2ºC na madrugada de domingo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Centro de Previsão do Tempo indica 2ºC na madrugada de domingo

O fim de semana promete ser ainda mais frio do que tem sido em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande. Nas madrugadas de sábado para domingo e de domingo para segunda-feira os institutos preveem temperaturas de até 2ºC, menores do que a mínima registrada esse ano no município, de 4.9ºC no dia 28 de abril. E geadas já são dadas como certas nessas datas.

Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, o agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz afirma que ainda não há um consenso sobre o frio que vem por aí. “As previsões para o fim de semana não estão batendo, cada instituto tem uma. O INMET [Instituto Nacional de Meteorologia] prevê 6 graus para Dourados no domingo e o CPTEC/INPE [Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos] dá 2 graus”, explica.

De acordo com o pesquisador, a possibilidade de geadas é quase certa. “Amanhã deve ser possível ter mais segurança de saber como vai ser a madrugada de domingo. Mas os modelos todos estão indicando que vai ser muito fria e com possibilidade de geada”, revela.

O agrometeorologista lembra que Dourados não é o município mais frio do Sul do Estado e pontua que o risco de geadas é ainda maior para as regiões de Amambai e Aral Moreira. E informou que em Rio Brilhante, na madrugada de quarta para quinta-feira, quando a Estação Meteorológica da Embrapa apurou 3.2ºC, o fenômeno climático atingiu áreas específicas, sobretudo baixadas.

Uma das preocupações do agrometeorologista é com o impacto negativo da geada sobre plantações de milho, comuns na região Sul do Estado. “Temos que torcer para não vir a geada, porque tem muito milho com grão mole ainda sensível à geada. Muita gente plantou fora do zoneamento, que era 10 de março, devido às chuvas. Não conseguiram semear o milho, que ainda está muito novo”, pondera. 

GELADA

A cidade mais gelada do Sul do Estado nesta sexta-feira (10), segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, está a 468 quilômetros da Capital. “Amambai deu 7.4ºC nessa madrugada, Ponta Porã 8ºC e Sete Quedas deu 5.7ºC, a mais baixa do Sul do Estado”, informou Fietz. Em Dourados, que na quinta-feira (9) os termômetros marcaram 5.5ºC, a temperatura subiu nesta sexta-feira (10) e não ficou abaixo dos 8.8ºC registrados às 00h21.

Conteúdos relacionados