Dia D: pais levam crianças ao posto de saúde e também não escapam de vacina
Campanha vai até dia 30
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Campanha vai até dia 30
Neste sábado (24), acontece a abertura oficial da Campanha Nacional de Multivacinação, o dia D. Em Campo Grande, pais podem levar os filhos na UBS (Unidade Básica de Saúde) Coronel Antonino, que fica na Rua Meireles. O evento começou às 8 horas e, além das crianças, até mesmo adultos estão sendo vacinados.
O alvo da campanha neste ano, são crianças com menos de cinco anos e de 9 a 14 anos. Segundo a gerente da unidade, Auxiliadora de Souza Santos, só neste sábado já passaram pelo posto 200 crianças, sendo que apenas 60 foram vacinadas. Ela explica que os pais levam os filhos por saberem da campanha, mas que muitas vezes a carteira de vacinação está em dia.
Antes de serem vacinadas, as crianças passam por um centro de triagem e são atendidas por enfermeiros que verificam se há necessidade de fazer a vacina. “Muitos pais que trazem as crianças acabam aproveitando para regularizar a carteira deles também e recebem a vacina”, contou Auxiliadora.
Além da presença do Zé Gotinha, as crianças se divertem com atrações e distribuição de pipoca e algodão doce. A mamãe Rafaela Garcia levou a pequena Maria Eduarda de 1 ano e 9 meses para vacinar. Depois de passarem no centro de triagem, viram que a filha tinha algumas vacinas atrasadas e ela deve tomar a tetravalente, contra poliomelite e também a gotinha.
“Durante a semana eu e meu marido trabalhamos, então aproveitamos o sábado para trazer a Maria Eduarda”, contou. Rafaela também lembrou que a criança fica um pouco enjoada após a vacina e hoje, no dia de folga, pode dar mais atenção à bebê.
Vladimir Siqueira também levou os filhos, Kauan Lucas e Tayla Helena. Após passarem pela triagem, descobriram que o menino não precisaria vacinar e que a pequena Tayla de 1 ano e 5 meses deve tomar a gotinha.
Dia D
A Prefeitura Municipal de Campo Grande participa da campanha por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A intenção é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A campanha acontece desde o dia 19, e se estenderá até o dia 30 de setembro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de toda a Capital e Distritos, sendo que hoje (24) é realizado o Dia de Divulgação e Mobilização Nacional.
A multivacinação tem a finalidade de resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil. A vacinação será de forma seletiva para a população alvo, desta forma não há meta a ser alcançada.
Estarão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Penta, VIP/VOP (Poliomielite), Pneumocócica, Rotavirus Humano, Meningocócica, Febre Amarela, Hepatite A, Tríplice Viral, Tetra Viral, HPV, Dupla Adulto e dTpa (gestantes).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Tobias descobre que Luís comprará fazenda para morar com Zuca: Resumo Cabocla, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.