Deputado vai ao MPF pedir que obra de ponte que desabou seja apurada

Zeca quer acompanhar auditoria em Guia Lopes da Laguna

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Zeca quer acompanhar auditoria em Guia Lopes da Laguna

O deputado federal Zeca do PT afirma que vai protocolar nesta quarta-feira (6), uma representação junto ao MPF (Ministério Público Federal) para que seja apurada a responsabilidade da obra da ‘Ponte do Cemitério’, que passa sobre o Rio Santo Antônio em Guia Lopes da Laguna, distante 228 km da Capital. A estrutura desabou no último sábado (2) e deve ser reconstruída.

A ponte de 72 metros, fazia parte de um projeto de reconstrução de 37 pontes que foram danificadas com a chuva em 2011. Na época, o governo do Estado recebeu R$ 30 milhões de repasse do Ministério da Integração Nacional para realizar os reparos.

A estrutura que possibilitava o acesso ao município de Guia Lopes da Laguna, por meio da rodovia MS-382 que liga a cidade a Antônio João, foi entregue em abril de 2012. A ponte foi construída pela empresa Wala, investigada na Operação Lama Asfáltica e segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, a obra custou R$ 1.300.732,93 aos cofres públicos.

Na última segunda-feira (4), o secretário disse em entrevista ao Jornal Midiamax, que contratará uma auditoria para avaliar as causas do desmoronamento da ponte. Zeca do PT também deve protocolar um pedido para que possa acompanhar a auditoria sobre a causa do desmoronamento, além de, vistorias nas outras pontes construídas na gestão do ex-governador André Puccinelli (PMDB).

“A nossa maior preocupação é com a vida de milhares de pessoas que passam por essas pontes diariamente, que foram construídas com mesmo projeto técnico da que desmoronou. Queremos ter certeza que elas não oferecem nenhum risco aos moradores destes quase 30 municípios, que têm pontes de concreto construídas na gestão passada”, justifica o parlamentar.

O secretário de Estado de Infraestrutura informou que a ponte terá de ser reconstruída e que os trabalhos devem começar em até 45 dias. Sem o projeto, o Maglioli explicou que não é possível estimar o valor necessário para reconstruir a ponte.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax tentou falar com o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jácomo Dagostin, no entanto, não conseguiu contato. As ligações para o gabinete na Prefeitura também não foram atendidas. 

Conteúdos relacionados