As convocações têm de ser acompanhadas nas instituições

Começou nesta quinta-feira (4) a convocação dos candidatos em lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) pelas instituições de ensino superior. A convocação é feita diretamente pelas universidades e o processo não envolve o Ministério da Educação. É importante que os estudantes acompanhem as convocações na instituição em que tenham manifestado interesse.

Neste ano, foram disponibilizadas 228 mil vagas em 6.323 cursos de 131 instituições públicas. Segundo o ministério, houve aumento de 10,9% no número de vagas ofertadas em relação à primeira edição de 2015.

Em o programa ofereceu 8.492 vagas. Do total, 4.535 vagas foram na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Há vagas também na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

A lista de espera consiste em candidatos que não foram selecionados em nenhuma das opções de curso na chamada regular e aqueles selecionados apenas para a segunda opção de curso. A adesão à lista de espera é permitida apenas para a primeira opção de vaga do candidato.

Foram 2.712.937 candidatos inscritos na atual edição em todo o país. O número de inscrições chegou a 5.275.613, considerando que cada candidato pode fazer duas opções de curso.

O curso de medicina, mais uma vez, teve a maior concorrência, 52 candidatos por vaga, seguido por psicologia, com 49,4, e por educação física, com 42,4. As mulheres formam a maior parte dos inscritos, 57,1%. Os candidatos de até 22 anos de idade totalizaram 71,8% dos concorrentes às vagas.

Lista de espera

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Edição extra

Neste ano, além de uma nova edição do no segundo semestre, está prevista uma edição extra com cerca de 100 mil vagas remanescentes. Ainda não foram divulgadas informações dessa nova edição.