Cliente encontra pão cheio de mofo à venda em supermercado
Também foram vistas caixas com fezes de pombo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Também foram vistas caixas com fezes de pombo
Uma consumidora de Campo Grande foi ao supermercado para as compras do mês e na hora de escolher o pão de forma… a surpresa. O produto estava vencido e mofado. Ela reclamou do problema no Facebook, e outros consumidores também relataram casos parecidos em outros mercados da Capital.
“Eu fui com a minha mãe fazer a compra do mês. Nós sempre compramos um pacote ou dois de pão. Até comprei um, mas peguei um que estava dentro da validade e não estava mofado”, afirma a esteticista Michele Reis, 22 anos.
A consumidora disse que ainda reclamou ao Atendimento ao Cliente do Supermercado Fort Atacadista do alto volume do som e da bagunça nas prateleiras, mas, segundo ela, foi mal recebida. “Um rapaz me disse que não tinha como baixar, eu respondi perguntando se eles preferiam perder o cliente do que abaixar a música e ele disse que ia ver o que podia fazer”, reclama.
Michele ainda encontrou, segundo ela, “caixas fechadas de mercadorias suja de cocô de pombo e aqueles balde de azeitona impossível de comprar porque a embalagem estava toda suja.
A consumidora disse que avisou ao operador de caixa sobre o pão mofado e fora da validade. “Eu também mandei um e-mail para o coordenador da vigilância sanitária, mais ainda não obtive resposta”, pontua.
A equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com assessoria de imprensa do Fort Atacadista, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.
Como reclamar
Produtos comercializados fora dos padrões podem apresentar riscos à saúde do consumidor. Caso o consumidor se depare com algum estabelecimento comercial que vende alimentos em más condições de higiene e manuseio, ele precisa entrar em contato com a Vigilância Sanitária para realizar uma denúncia,
“O consumidor, consciente de seus direitos, pode ir falar com o supermercado, e ver se fornecedor resolve o problema. Se o fornecedor resistir, ele pode acionar o Procon. Mas, o mais indicado seria um responsável pelo supermercado, ou gerência, recolher o produto ou fazer a troca”, diz Francisco Demontiê Gonçalves Macedo da ABCCON (Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor).
O consumidor também pode fazer denúncia na Decom (Delegacia do Consumidor), que fica junto ao Procon, e funciona na Rua 13 de Junho, 930, Centro. O telefone é o 151.
Segundo o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB/MS (Ordem de Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul), Nikollas Pellat, o consumidor pode procurar o Procon pelo telefone. “Eu oriento que a pessoa procure o supermercado, e ligue para o disque-denúncia do Procon. A pessoa pode fazer a denúncia, produzir prova, se quiser levar ao pão e o recibo, pode procurar a procurar a Vigilância Sanitária e Procon”, explica Nikollas. Segundo ele, é uma forma de comprovar o problema.
O caso, segundo o advogado, é registrado como crime contra relação de consumo, segundo o Artigo 7 da Lei 8.137 de 1990, “constitui crime contra relações de consumo: IX – vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo”, assim como o Inciso II “vender ou expor à venda mercadoria cuja embalagem, tipo, especificação, peso ou composição esteja em desacordo com as prescrições legais, ou que não corresponda à respectiva classificação oficial”.
O proprietário do estabelecimento ou responsável pode pegar de dois anos a cinco anos de detenção ou multa.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.