Município é considerado a porta de entrada do Pantanal

comemora 124 anos de fundação nesta segunda-feira (15). O município, a 143 quilômetros de Campo Grande, é considerado a porta de entrada para o Pantanal e a “Cidade Natureza”. 

A comemoração na cidade já começou com a 49° Expoaqui, feira agropecuária realizada no Parque de Exposições Manoel Antônio Paes de Barros. Nesta segunda, feriado municipal, haverá hasteamento da bandeira e desfile cívico militar, a partir das 8h30.

Aquidauana possui população estimada de 47.162 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

“Cidade Natureza”, Aquidauana comemora 124 anos nesta segundaA cidade surgiu a 12 km de Santiago de Xeres, importante porto fluvial para o desenvolvimento da região e 180 km a norte do encontro dos rios Aquidauana e Miranda.

Os primeiros povoadores foram os soldados imperiais que participaram da Guerra do Paraguai e que acabaram se estabelecendo na região depois do fim do conflito, ocupando as terras existentes entre os rios Negro e Aquidauana

Segundo a toponímia Guaicuru, o nome Aquidauana denomina “rio estreito”. O nome aparece em mapas datados do século XVII, pelo menos 200 anos antes da fundação do povoado. A região possui vários rios que estão entre os mais piscosos do país, como o rio Aquidauana, que é o principal e dá nome à cidade.

Chamada de Portal do Pantanal, tem grande importância para a maior área alegável do mundo, pois serve de acesso ao Pantanal sul-mato-grossense. A cidade tem grande importância para o Pantanal (disputa com Cáceres (Mato Grosso) a segunda colocação em importância na região, já que a primeira é Corumbá), pois serve de acesso terrestre e aéreo a região. As atividades relacionadas à industria, serviços e agropecuária são a base da economia de Aquidauana.