Chuva dá trégua, rios baixam e Defesa Civil analisa situação de desabrigados
Famílias ainda não podem retornar para suas casas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Famílias ainda não podem retornar para suas casas
Depois de vários dias de chuvas intensas que inundaram casas e provocaram estragos e muito prejuízo a 28 municípios de Mato Grosso do Sul, o sol volta a brilhar. Sem chuva, nesta segunda-feira (18), equipes da Defesa Civil de Aquidauana a 143 quilômetros de Campo Grande e Rio Verde de Mato Grosso, distante 194 quilômetros, analisam a situação das famílias que tiveram de deixar suas casas.
Mario Ravaglia coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, que hoje recebe visita da governadora em exercício Rose Modesto (PSDB), afirma que o nível do rio, que chegou a 10 metros, começou a baixar. Nesta manhã, na última medição, estava com 8,44 metros. O normal, de acordo com Ravaglia, é 2,99 metros.
“O rio começou a baixar. Estamos conversando com equipes da Secretaria de Assistência Social para ver o que podemos fazer. Por enquanto aquelas famílias retiradas de suas residências não podem voltar para as casas até que a tudo seja totalmente normalizado”, observa.
Em Rio Verde, a situação também começa a se normalizar. Na última sexta-feira (14), o rio que divide os bairros da região central do município, transbordou depois da chuva. Com a cheia, as águas inundaram as casas, desabrigaram e desalojaram várias famílias ribeirinhas.
A coordenadora da Defesa Civil da cidade, Zudeli Rodrigues Machado Santana, se reúne nesta manhã com equipes da Secretaria de Assistência Social para fazer um levantamento sobre a situação das famílias que tiveram de deixar suas casas.
Zudeli diz que quatro famílias desabrigadas permanecem na Escola Municipal Crescencio de Abreu, para onde foram levadas na última sexta-feira. Outras dez famílias desalojadas continuam na casa de parentes. Elas só devem retornar depois que a situação for considerada estável.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta manhã o céu fica parcialmente nublado em Rio Verde e há previsão de chuva isolada nos períodos da tarde e noite. Já em Aquidauana, não deve chover e a temperatura pode chegar a 35 ºC.
Entrega de kits –
A governadora em exercício, acompanhada pelos secretários de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula, e de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel e por membros da Defesa Civil, entregará kits com produtos de limpeza, higiene pessoal e dormitório, além de cestas básicas. além de Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, 28 municípios estão em situação de emergência por conta das chuvas constantes. São eles: Amambai, Aral Moreira, Bela Vista, Batayporã, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Juti, Laguna Caarapã, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacurú, Taquarussu e Vicentina.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.