Dois dos pacientes tiveram

A assessoria de comunicação da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), confirma que três pacientes de Mato Grosso do Sul foram diagnosticados com a Síndrome de Guillain-Barré. Eles foram encaminhados para o HU (Hospital Universitário) – Maria Aparecida Pedrossian – onde permanecem internados.

Duas das vítimas, uma delas, o comerciante, Alan Cardec Assis de Lima, de 49 anos, morador de Cassilândia, distante 425 quilômetros da Capital, foi diagnosticado com dengue, antes que houvesse a confirmação da síndrome.

Conforme a assessoria de comunicação da Ebserh, o tempo médio de evolução entre o início da infecção e o surgimento dos sintomas é de aproximadamente 10 a 15 dias no geral. Ainda segundo as informações, o quadro clínico dos pacientes é considerado estável e eles respiram sem auxílio de aparelhos.

Entenda mais sobre a doençaCasos de Guillain-Barré aumentam e HU confirma três pacientes com a doença

A Síndrome de Guillani-Barré é uma síndrome neurológica que apresenta como sinais clínicos a perda de força, sensibilidade e reflexo de padrão rapidamente evolutivo. Isso ocorre devido a reação autoimune aguda a um processo infeccioso na qual os anticorpos criados pelo nosso corpo para combater o organismo infectante terminam por atacar os nervos levando aos sinais clássicos da doença.

O motivo pelo qual os nervos são acometidos após o progresso infeccioso ainda não são claros, mas sabe-se que qualquer processo infeccioso pode levar ao quadro da doença pois toda a infecção leva à produção de anticorpos. As principais causas de Guillain-Barré são infecções intestinais em sua maioria causada por Enterovírus (vírus que causa diarreia) ou pelo Campylobacter jejum (bactéria que também causa diarreia).